Papa Bento XVI divulga encíclica: “Caridade na Verdade”

O papa Bento XVI divulgou hoje, 7, no Vaticano a terceira encíclica, intitulada Caritas in Veritate, que do latim significa Caridade na Verdade. O pontífice defende uma nova ordem política e financeira internacional em seu texto e pede alterações do modelo econômico vigente.

Caridade na verdade, que Jesus Cristo testemunhou com a sua vida terrena e, sobretudo, com a sua morte e ressurreição é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira, assim começa e terceira encíclica de Bento XVI, que é dividida em seis capítulos. A maior característica desta em relação às anteriores é que está voltada para o fato social, atual e global, como a crise financeira internacional.

Segundo o papa, a prioridade para superar a crise em que o mundo se encontra é reformar a Organização das Nações Unidas e, principalmente, a atual arquitetura econômica e financeira global, na qual estamos mergulhos em uma crise sem precedentes, afirma um dos trechos da encíclica.

O pontífice diz também que a verdadeira autoridade política tem como objetivo prioritário a vigilância sobre a economia, o desarmamento, a segurança alimentar e o comprometimento com a paz, a defesa do meio ambiente, a regulamentação dos fluxos migratórios e ajudar as economias atingidas pela crise econômica de modo a prevenir o agravamento, em consequência, maiores desequilíbrios financeiros.

O papa Bento XVI considera ainda que os “princípios tradicionais da ética social”, como a transparência, a honestidade e a responsabilidade, continuam a ter lugar nos dias de hoje para enfrentar “problemáticas do desenvolvimento neste tempo de globalização”, em especial perante a crise do setor financeiro.

O Santo Padre considera que todo o sistema econômico “deve ser orientado para dar apoio a um verdadeiro desenvolvimento”. “Há que considerar errada a visão dos que pensam que a economia de mercado necessitam estruturalmente de certas quantias de pobreza e subdesenvolvimento para poder funcionar do melhor modo”, afirma.

O pontífice encerra o seu texto afirmando que a palavra de Deus é o caminho para toda humanidade. Sem Deus o homem não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem seja.

 

Clique no link abaixo para visualizar a Encíclica na íntegrea

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_4a534aad2b688.pdf

Fonte Site CNBB

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.