O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, recebeu carta dos pais de Chiara Luce Badano, neste domingo, por intermédio de um representante do casal. Maria Teresa e Ruggero Badano revelam na carta a alegria de sua filha ter sido escolhida entre os intercessores da JMJ Rio2013. "Somos gratos pela decisão", escreveram na carta. O documento foi entregue durante a missa de abertura do II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. O encontro acontece de 25 a 29 de novembro, no Hotel Windsor Guanabara no Rio de Janeiro.
"Acreditamos que, de alguma fora, Chiara vai operar para proteger e sustentar a multidão de jovens que virão ao Rio em julho do próximo ano", diz a carta. "Essa escolha nos alegra, não por orgulho familiar, mas esperamos que poderá contribuir para tantos jovens darem um sentido mais completo a suas vidas. A Chiara saberá inspirar jovens de sua idade. Ela sempre repetia: 'Temos apenas uma vida e vale a pena gastá-la bem'. Estamos em comunhão nestas etapas preparatórias para a JMJ Rio2013". Eles afirmam, ainda na carta, que esperam estar no Rio durante a JMJ.
Cerca 200 delegados do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), vindos de 75 países, participam do encontro, nesta semana. O objetivo é apresentar os preparativos do encontro do Papa Bento XVI com jovens do mundo inteiro, que acontece em julho de 2013, na Cidade Maravilhosa. Os delegados são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.