Formação dos futuros sacerdotes, Serviço de Animação Vocacional, será o tema a ser estudado no curso de atualização do clero da Diocese de Blumenau, agendado para os próximos dias 17, 18 e 19 de agosto, tendo por local a Casa São José, na Vila Itoupava, Blumenau.
Como assessor, está confirmado o Pe. João Francisco Salm, atualmente pároco na Arquidiocese de Florianópolis. Durante muitos anos, Pe. Salm trabalhou como responsável e animador vocacional na mesma Arquidiocese. Além disso, tem longa experiência como reitor de seminários menor e maior.
Esperamos que o curso seja valorizado por todos, porque se coloca dentro do Ano Sacerdotal que, por sua vez, reporta-nos ao apelo de Jesus:A messe é grande e poucos os operários. Pedi, pois, ao dono da messe que envie operários para a sua messe.
Mas como um leigo, que não vai participar do curso, pode valorizar o trabalho vocacional. Primeiro, pela oração. Depois, descobrindo na sua paróquia e na Diocese como pode contribuir efetivamente com a animação vocacional. Nenhum/a discípulo/a de Jesus pode se omitir desse urgente empenho.
Uma coisa é certa: o assunto está em evidência porque é preocupação fundamental do nosso Bispo dom José Negri. Ninguém como ele, que já exerceu também o trabalho de formador de novos padres, sente a importância do assunto que, mais ainda, foi tema central da última Assembléia dos Bispos do Brasil.
Por Pe. Raul Kestring