Pe. José Cardoso Bressini, da Diocese de Blumenau, publicou a foto acima, com a seguinte legenda: “Missa de abertura do Retiro dos Padres e do Bispo da Diocese de Blumenau, concelebrada ontem de noite, 21 de fevereiro de 2022. O retiro estende-se até quinta-feira, 24, até o meio dia.”
Mais do que uma notícia, esse evento nos motiva à comunhão de caridade e preces pelos bons frutos espirituais do encontro, tanto para os retirantes como para todos os que entram em sintonia espiritual com eles.
Em perspectiva física, no século XVII, o físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal formulou a teoria dos vasos comunicantes. Dizia ele: “O acréscimo de pressão exercida num ponto em um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém.”
Em outras palavras, quando dois ou mais recipientes que contêm um mesmo líquido são conectados por um tubo, as colunas de líquido de todo o sistema terão a mesma altura se submetidas à mesma pressão, qualquer que seja o tamanho ou formato desse sistema.
A espiritualidade se apropriou desse conceito e aplicou-o à comunhão entre as pessoas. Alguém que realiza boas obras, não o faz somente em próprio benefício, mas atinge toda a Igreja, a igreja triunfante (o paraíso), a Igreja padecente (o purgatório) e a igreja militante (o mundo dos vivos).
Esse conceito dos vasos comunicantes, levou a mística Elisabeth Leseur a afirmar: “uma alma que se eleva, eleva consigo o mundo”.
Elisabeth Leseur era esposa de um ateu. Após sua morte, seu marido lendo suas anotações em o “O Diário de Elizabeth Leseur” converteu-se, passando a ser um católico fiel. Elizabeth Leseur foi declarada Serva de Deus. Era uma grande cristã que viveu por volta de 1900.
Assim, podemos entender um pouco mais o que significa estarmos realmente em comunhão com nossos sacerdotes em retiro. Das graças que eles acolhem do amor de Deus nesses dias, vamos nós, também participar, de qualquer lugar em que estejamos. Por nossa vez, nossa fé, nossa caridade e oração os beneficiará deveras, igualmente.
Rezemos, então, por nossos padres, por todos os padres, e construamos juntos a santidade da Igreja e fortaleçamos sua missionariedade para que o Reino de Deus venha a nós, ao mundo.
Ainda, dessa forma, nos colocamos, também nós, e verdadeiro retiro.
Texto: Pe. Raul Kestring