O presbitério da Diocese de Blumenau, sob a presidência do nosso Bispo Dom José, nesta manhã, dia 17 de maio, a partir das 8h30, reuniu-se na Casa de Formação Diocesana Nossa Senhora do Carmo.
Após a oração inicial, Pe. Marcel Martendal fêz exposição sobre Pastoral Vocacional. Nossa Diocese pretende ampliar e fortalecer esta Pastoral, pois trata-se de uma das dimensões mais fundamentais e urgentes da nossa Igreja. "Toda a Igreja, suas pastorais e movimentos, deve ter perfil vocacional. Precisamos criar uma cultura vocacional", apregoa Pe. Marcelo, inspirando-se nos últimos documentos da Igreja, especialmente no Documento de Aparecida.
.
Como encarregado da Pastoral Vocacional em nossa Diocese e em nosso Regional Sul IV da CNBB, em sua exposição, o jovem sacerdote destacou ainda a importância dos animadores vocacionais em nossas paróquias e comunidades. É preciso animá-los, bem como despertar equipes vocacionais. O mais importante, porém, nessa perspectiva vocacional, frisava o palestrista, é falar das vocações em encontros, homilias, meios de comunicação.
Nessa perspectiva da Pastoral Vocacional estão sendo realizadas visitas vocacionais às paróquias. Três paróquias da Diocese já vivenciaram essa iniciativa. Terminada a exposição do Pe. Martendal os párocos que já tiveram visitas vocacionais em suas paróquias e comunidades, partilharam esta experiência. Percebe-se que, tanto as lideranças pastorais como também adolescentes e jovens, com essas visitas, passam a conhecer mais a Pastoral Vocacional, o seminário,a vocação sacerdotal, enfim.
Dom José, que no início deste mês, participou da 49ª Assembléia Geral da CNBB, fêz relato dos temas mais importantes desse encontro, principalmente das novas Diretrizes, lá aprovadas na mesma ocasião.