Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano,11/09/2012 18:54:08) – Realizou-se esta manhã, no Vaticano, uma coletiva de imprensa sobre a iminente viagem do Papa Bento XVI ao Líbano, que tem início na sexta-feira, dia 14.
A coletiva foi feita pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, que deu detalhes do programa e da composição da delegação que acompanhará o Pontífice. Entre eles, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, e os Cardeais Sandri, Tauran, Koch e Dom Eterovic.
Bento XVI chegará ao Aeroporto Rafiq Hariri de Beirute por volta das 13h45, hora local, e retornará no domingo 16, chegando ao aeroporto romano de Ciampino às 21h40. Foram confirmadas as etapas na Basílica greco-melquita, em Harissa, no Palácio Presidencial, em Baadba, no Patriarcado Maronita de Bkerké e no City Center Waterfront de Beirute, no domingo, para a celebração eucarística e a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal.
O sacerdote jesuíta destacou que se trata da terceira viagem de Bento XVI à região, depois de visitar a Turquia, a Terra Santa e Chipre.
Em especial, Pe. Lombardi falou da motivação desta visita, ou seja, a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto da Assembleia especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2010. O Líbano foi escolhido por diversos motivos, mas principalmente pela experiência de convivência pacífica entre diversos grupos religiosos.
Nos últimos dias, se intensificaram os preparativos, como o encontro do Patriarca Bechara Rai com os drusos, Hezbollah; todos que manifestam sua satisfação pela visita do Santo Padre e a grande expectativa por sua mensagem de paz.
Padre Lombardi, por fim, recordou que a principal expectativa por esta viagem foi expressa pelo próprio Papa domingo passado, após a oração do Angelus em Castel Gandolfo:
"Minha viagem apostólica ao Líbano, e por extensão ao Oriente Médio em seu conjunto, se coloca sob o signo da paz, fazendo referência às palavras de Cristo: 'Vos dou minha paz' (Jo 14,27). Que Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio!" (BF/MJ)