Hoje a Igreja celebra : Santos Anjos da Guarda – Memória
Ver comentário em baixo:
São João Maria Vianney : «Os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de Meu Pai»
Livro de Êxodo 23,20-23:
Eis que eu envio um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que eu preparei. Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade. Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários, pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e eu exterminá-lo-ei.
Livro de Salmos 91
(90),1-2.3-4.5-6.10-11:Aquele que habita sob a protecção do Altíssimo e mora à sombra do Omnipotente,
pode exclamar: "SENHOR, tu és o meu refúgio, a minha cidadela, o meu Deus, em quem confio!"
Ele há de livrar-te da armadilha do caçador e do flagelo maligno.
Ele te cobrirá com as suas penas; debaixo das suas asas encontrarás refúgio; a sua fidelidade é escudo e couraça.
Não temerás o terror da noite, nem da seta que voa de dia,
nem da peste que alastra nas trevas, nem do flagelo que mata em pleno dia.
Por isso, nenhum mal te acontecerá, nenhuma epidemia chegará à tua tenda.
É que Ele deu ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10:
Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu.
Comentário ao Evangelho do dia feito por:
São João Maria Vianney (1786-1859), sacerdote, cura de Ars
Sermão para a festa dos Santos Anjos da Guarda (in Sermons, Beauchesne 1925, t. 4)
Meus irmãos: os anjos da guarda são os nossos amigos mais fiéis, porque estão conosco de dia, de noite, em todos os momentos e em todos os lugares; a fé ensina-nos que os temos sempre ao nosso lado. É isso que leva David a dizer: «Nenhum mal te acontecerá. […] Ele deu ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos» [Sl 91 (90),10-11]. E, para demonstrar como são grandes os desvelos que têm connosco, o profeta diz que eles nos trazem nos braços, como uma mãe leva o seu filho. Ah! É que o bom Deus previu os perigos sem número aos quais seríamos expostos na terra, entre tantos inimigos que não procuram senão a nossa perdição. Sim, são os nossos anjos bons que nos consolam das nossas penas, que nos alertam quando o demonio nos vem tentar, que apresentam a Deus as nossas orações e todas as nossas boas ações, que nos assistem na hora da morte e apresentam as nossas almas ao juiz soberano. […]
O trato dos anjos com os homens é tão frequente desde o princípio do mundo que a Sagrada Escritura se lhes refere a cada passo. […] Quase todos os patriarcas e profetas foram por eles instruídos acerca da vontade do Senhor. Muitas vezes até vemos que Deus Se faz representar pelos anjos. Mas, dir-me-eis, se os víssemos teríamos muito mais confiança neles? Se isso fosse necessário para a salvação da nossa alma, o bom Deus tê-los-ia tornado visíveis. No entanto, isso não nos interessa, porque na nossa religião tudo conhecemos através da fé, para que as nossas ações sejam mais meritórias. […]
Se quereis saber o número dos anjos, as suas funções, dir-vos-ei que são inúmeros: uns foram criados para xhonra de Jesus Cristo durante a sua vida oculta, sofredora e gloriosa, ou para serem guardiães dos homens sem que, por isso, deixem de fruir da divina presença; outros dedicam-se à contemplação das perfeições de Deus, ou então velam pela nossa segurança e providenciam todos os meios necessários à nossa santificação. Embora o bom Deus seja auto-suficiente utiliza o ministério dos seus anjos para governar o mundo.