«Os escribas e os fariseus começaram a persegui-lO terrivelmente» – Balduíno de Ford (?-c. 1190) abade cisterciense, depois bispo O sacramento do altar, II,1; SC 93

Receba as leituras diárias gratuitamenteNo dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

 

5ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum
17 de Outubro de 2019

Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou Br. Sta. Edviges Rlg, MFac. Ofício e Missa da memória ou Br. Sta. Margarida Maria Alacoque Vg, MFac. Ofício e Missa da memória.Cor: Verde

Evangelho – Lc 11,47-54
Peçam contas do sangue de todos os profetas,
desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,47-54:
Naquele tempo, disse Jesus:
47 Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas;
no entanto, foram vossos pais que os mataram.
48 Com isso, vós sois testemunhas
e aprovais as obras de vossos pais,
pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49 É por isso que a sabedoria de Deus afirmou:
‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos,
e eles matarão e perseguirão alguns deles,
50 a fim de que se peçam contas a esta geração
do sangue de todos os profetas,
derramado desde a criação do mundo,
51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias,
que foi morto entre o altar e o santuário.
Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração.
52 Ai de vós, mestres da Lei,
porque tomastes a chave da ciência.
Vós mesmos não entrastes,
e ainda impedistes os que queriam entrar.’
53 Quando Jesus saiu daí,
os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal,
e a provocá-lo sobre muitos pontos.
54 Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa,
por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Balduíno de Ford (?-c. 1190)
abade cisterciense, depois bispo
O sacramento do altar, II,1; SC 93

«Os escribas e os fariseus começaram a persegui-l’O terrivelmente»

 

Os que derramaram o sangue de Cristo não o fizeram para apagar os pecados do mundo. […] Sem o saberem, porém, serviram o plano da salvação. A salvação do mundo não se realizou pelo seu poder, nem pela sua vontade, nem pela sua intenção, nem pelo seu ato, mas proveio do poder, da vontade, da intenção e do ato de Deus. Nesta efusão de sangue, com efeito, o ódio dos perseguidores não era só à obra, mas também ao amor do Salvador. O ódio fez o seu trabalho de ódio, o amor fez a sua obra de amor. Não foi o ódio, mas o amor que realizou a salvação. Ao derramar o sangue de Cristo, o ódio derramou-se a si próprio, «a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações» (Lc 2,35). Também o amor, ao verter o sangue de Cristo, se verteu a si próprio, para que o homem soubesse como Deus o amava: «Não poupou o seu próprio Filho» (Rm 8,32), «porque Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho único» (Jo 3,16). Este Filho único não foi oferecido porque os seus inimigos prevaleceram, mas porque Ele próprio quis: «Amou os seus e amou-os até ao fim» (Jo 13,1). O fim é a morte, aceite por aqueles que Ele ama; é o fim de toda a perfeição, o fim do amor perfeito: «Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos» (Jo 15,13).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de outubro rezemos na seguinte intenção:
Primavera missionária na Igreja
Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.