Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.
Leituras Bíblicas
Dia 28 de outubro de 2009
Terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum
A Igreja celebra hoje a festa dos santos apóstolos Judas Tadeu e Simão
Leia abaixo o comentário do Evangelho: Ruperto di Deutz (cerca de 1075-1130), monge beneditino -Tratado sobre as obras do Espirito Santo 4,9 ; SC 165, 157 – Os apóstolos instruídos pelos Espírito Santo em Pentecostes
Evangelho – Lc 6,12-19:
Comentário do Evangelho:
Ruperto di Deutz (cerca de 1075-1130), monge beneditino – Tratado sobre as obras do Espirito Santo 4,9 ; SC 165, 157
Os apóstolos instruídos pelos Espírito Santo em Pentecostes
A todos os apóstolos reunidos, a Verdade disse: “O Consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas” (Jo 14,26). Pois…no momento em que apareceram aos apóstolos línguas como de fogo que pousaram sobre cada um deles (At 2,3), eles viram, num piscar de olhos, graças à iluminação interior, todas as Escrituras e todos os profetas…Os apóstolos penetraram naqueles segredos que permaneciam inacessíveis aos escribas e fariseus, aos sábios e aos doutores da Lei. Assim se cumpriu a palavra do Senhor: ”Escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11,25)… Aqueles homens iletrados não recebiam, pois, o ensinamento de homens, mas estavam sendo instruídos maravilhosamente pelo Espírito Santo, o Espírito de Entendimento (Is 11,2), que abria o tesouro das Escrituras.
Por este motivo, têm direito de ser ouvidos e escutados por nós, como boca de Deus mesmo… Sobre eles se funda a nossa fé, como também sobre os patriarcas e os profetas, que escutaram a palavra de Deus por meio do mesmo Espírito, sem a mediação de homem algum. E tal fundamento, nós o conservamos.
Quanto a todos aqueles que não estavam presentes, que não aprenderam daquele modo, nós acreditamos naquilo que dizem, não por opinião pessoal, mas porque fundamentam as próprias afirmações sobre o testemunho dos apóstolos. No entanto, a Revelação foi feita aos apóstolos… a eles foi revelado por meio do Espírito Santo aquilo que os homens não podiam ensinar e nem aprender.