Papa São Eleutério, santo do dia de hoje, foi o décimo terceiro papa da Igreja Cristã. Seu pontificado ocorreu entre 174 d.C e 189 d.C.
Acredita-se que o santo dia 06 de setembro tenha origem albanesa e que tenha sucedido a São Sotero. O nome dele, Eleutério, em grego significa “Livre” ou “Libertador”.
O pontificado de São Eleutério foi inicialmente marcado como pacífico, pois a priori o imperador Cômodo não perseguiu os cristãos, ainda que fosse odiado pela aristocracia romana da época. Contudo, segundo a tradição, o papa recebeu algumas cartas do Rei Lúcio pedindo que enviasse missionários para que pudessem instruí-lo na fé cristã. O santo do dia 06 de setembro então atendeu ao pedido, começando assim a obra de evangelização. Ele enviou os padres São Fugácio e São Damião para que eles pudessem batizar o rei Lúcia, sua rainha e boa parte da população. Há dúvidas no entanto em relação a estes fatos por parte dos historiadores, por não serem eles suportados por relatos concretos.
Santo Eleutério resolveu a questão de origem judaica, que divide os alimentos entre puros e impuros, liberando os cristãos de quaisquer restrições alimentares. Além disso, o seu pontificado também é marcado pela luta contra contra a doutrina montanista, que era considerada excessiva, assim como pelo estabelecimento do costume de se considerar o papa como um Sucessor de Pedro.