«O servo não é maior do que o seu senhor» – São Teodoro Estudita (759-826) monge de Constantinopla Catequese 78

Dia 07 de Maio de 2020
Quinta-feira da 4ª. semana da Páscoa
Côr: branco

Evangelho segundo São João 13,16-20:

Naquele tempo, quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.
Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática.
Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: ‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’.
Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou.
Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».

Comentário do dia 
São Teodoro Estudita (759-826)
monge de Constantinopla
Catequese 78

«O servo não é maior do que o seu senhor»

Recordai-vos das maravilhas que Ele fez por nós no passado, e das que continua a realizar. […] Em troca do que Ele fez por nós, façamos nós um pouco mais e devolvamos-Lhe o que Lhe devemos, veneráveis irmãos. E o que Ele quer de nós é que O temamos, O amemos com todo o nosso coração e toda a nossa inteligência (cf Mt 22,37) e imitemos, tanto quanto nos for possível a sua maneira de viver na carne. Ele fez-Se estrangeiro, trocando o Céu pela Terra, a fim de que também nós nos tornássemos estrangeiros aos pensamentos que vêm da nossa vontade.

Ele obedeceu a seu Pai a fim de que também nós obedecêssemos sem hesitar […]. Ele humilhou-Se até à morte (cf Fil 2,8) a fim de que também vós tivésseis esse sentimento, abaixando-vos e humilhando-vos em pensamentos, ações, palavras e gestos. Pois a glória divina e verdadeira é ser sem glória entre os homens por causa de Deus. […] O meu Salvador e meu Deus, que Se revestiu da nossa carne, escolheu o que é mais pequeno e desprezado para confundir o que é fama e riqueza entre os homens (cf 1Cor 1,27-28).

Foi por isso que Ele veio ao mundo numa gruta, que Se deitou numa manjedoura, que foi chamado Filho do carpinteiro, que foi chamado Nazareno, que vestiu uma só túnica e um só manto, que andou a pé, que sofreu, que foi lapidado pelos judeus, insultado, preso, crucificado, perfurado com uma lança, depositado no túmulo, após o que ressuscitou, para nos persuadir, meus irmãos, a escolhermos, diante dos seus anjos, as mesmas coisa que Ele, a fim de sermos coroados no Reino dos Céus, no próprio Cristo, nosso Senhor, a quem pertence a glória e o poder, com o Pai e o Espírito Santo, agora e para sempre, e pelos séculos dos séculos, Amém!

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de maio, rezemos na seguinte intenção:
Pela evangelização – Pelos diáconos
Rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.