Leituras Bíblicas
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 04 de dezembro de 2010
Sábado da 1a semana do Advento
A Igreja celebra hoje: São João Damasceno (675-749) – Conheça sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=4&Mes=12
Livro de Isaías 30,19-21.23-26:
Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, já não chorarás mais, porque o Senhor terá piedade de ti quando ouvir a tua súplica, e, mal te ouça, logo te responderá.
Embora o Senhor te dê o pão da angústia e a água da tribulação, já não se esconderá mais o teu mestre. Tu o verás com os teus próprios olhos.
Ouvirás atrás de ti esta palavra, quando tiveres de caminhar para a direita ou para a esquerda: «Este é o caminho a seguir.»
Então o Senhor te enviará as chuvas para a sementeira que semeares na terra, e o pão que a terra produzir será nutritivo e saboroso. Naquele dia, o teu gado pastará em amplas pastagens.
Os bois e os jumentos que lavrarem a terra comerão uma forragem salgada, remexida com a pá e a forquilha.
No dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas, haverá torrentes de água abundante em todas as montanhas e colinas.
No dia em que o Senhor curar a ferida do seu povo, e tratar da chaga que lhe foi infligida, a Lua refulgirá como um Sol, e o Sol brilhará sete vezes mais.
Livro de Salmos 147(146),1-2.3-4.5-6:
Louvai o Senhor, porque é bom cantar! É agradável e é justo louvar o nosso Deus.
O Senhor restaura Jerusalém e reúne os dispersos de Israel.
Ele cura os de coração atribulado e trata-lhes as feridas!
Ele fixa o número das estrelas e chama a cada uma pelo seu nome.
Grande e poderoso é o nosso Deus; a sua sabedoria não tem limites.
O Senhor ampara os humildes, mas abate os malfeitores até ao chão.
Evangelho segundo S. Mateus 9,35-38.10,1.6-8:
Jesus percorria as cidades e as aldeias, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.
Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor.
Disse, então, aos seus discípulos: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.»
Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças.
Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir
A oração do Senhor, 94 (a partir da trad. do breviário francês)
«O Reino do Céu está perto»
«Venha o Teu reino» (Mt 6,10). Pedimos que o reino de Deus se realize para nós, no mesmo sentido em que imploramos que o Seu nome seja santificado em nós. Com efeito, quando é que Deus não reina? E quando começou o que n’Ele sempre existiu e nunca acabará? Pedimos, pois, que venha o nosso reino, aquele que Deus nos prometeu, aquele que Cristo nos obteve pela Sua Paixão e pelo Seu sangue. Assim, depois de termos sido escravos neste mundo, seremos reis, quando Cristo for soberano, como Ele mesmo nos promete quando diz: «Vinde, benditos de Meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo» (Mt 25,34).
Mas é bem possível, irmãos bem- mados, que Cristo em pessoa seja este reino de Deus que todos os dias desejamos que venha, cuja manifestação aspiramos que aconteça rapidamente perante nós. Porque, assim como Ele é a Ressurreição (cf. Jo 11,25), uma vez que é por Ele que ressuscitamos, da mesma forma podemos compreender que Ele é o reino de Deus, visto que será através d’Ele que reinaremos.