LEITURAS BÍBLICAS
”Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 12 de Novembro de 2009
Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra : S. Josafá Kuncevicz, monge, bispo, mártir, +1623 – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=12&Mes=11
Ver comentário em baixo,
Santo Isaac: «O Reino de Deus está entre vós»
Livro de Sabedoria 7,22-30.8,1:
Com efeito, há nela um espírito inteligente e santo, único, múltiplo e sutil, ágil, penetrante e puro, límpido, invulnerável, amigo do bem e perspicaz, livre, benéfico e amigo dos homens, estável, firme e sereno, que tudo pode e tudo vê, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros e os mais sutis. A sabedoria é mais ágil que todo o movimento e por sua pureza tudo atravessa e penetra. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação pura da glória do Onipotente, pelo que nada de impuro entra nela. Ela é um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da atividade de Deus e uma imagem da sua bondade. Sendo uma só, tudo pode; permanecendo em si mesma, tudo renova; e, derramando-se nas almas santas de cada geração, ela forma amigos de Deus e profetas, pois Deus só ama quem vive com a sabedoria. Ela é mais radiante que o sol, e supera todas as constelações; comparada com a luz, sai vencedora, pois a luz dá lugar à noite, mas sobre a sabedoria não prevalece o mal. Ela estende-se com vigor de uma extremidade à outra e tudo governa com bondade.
Livro de Salmos 119,89.90.91.130.135.175:
SENHOR, a tua palavra permanece para sempre, mais estável do que os céus.
Tua fidelidade atravessa as gerações; formaste a terra e ela continua firme.
Pelos teus decretos, tudo se mantém até hoje, porque tudo está ao teu serviço.
O conhecimento dos teus ensinamentos ilumina e dá inteligência aos simples.
Que a tua presença ilumine o teu servo; ensina-me as tuas leis.
Viva eu sempre para te louvar; que os teus decretos me ajudem.
Evangelho segundo S. Lucas 17,20-25:
Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: «O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva. Ninguém poderá afirmar: ‘Ei-lo aqui’ ou ‘Ei-lo ali’, pois o Reino de Deus está entre vós.» Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. Vão dizer-vos: ‘Ei-lo ali’, ou então: ‘Ei-lo aqui.’ Não queirais ir lá nem os sigais. Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
Comentário ao Evangelho do dia feito por:
Santo Isaac, o Sírio (séc. VII), monge perto de Mossul
Discursos ascéticos, 1.ª série (a partir da trad. DDB 1981 rev.)
«O Reino de Deus está entre vós»
Os demônios temem-no, mas Deus e os anjos desejam o homem que com fervor, dia e noite, procura Deus no seu coração, e que para longe de si afasta as ofensas do inimigo. O lugar espiritual de um homem assim puro de alma está no interior de si mesmo: o sol que brilha nele é a luz da Santíssima Trindade; o ar que os seus pensamentos respiram é o Espírito Santo consolador. E os santos anjos estão com ele. A sua vida, a sua alegria, o seu júbilo, são Cristo, luz da luz do Pai. Um tal homem rejubila a todas as horas da contemplação da sua alma, e maravilha-se com a beleza que nela vê, cem vezes mais luminosa que o esplendor do céu.
É Jerusalém. É o «Reino de Deus guardado em nós mesmos», segundo a palavra do Senhor. Esse país é a nuvem da glória de Deus, onde apenas os corações puros entrarão, para contemplar a face de seu Mestre (Mt 5,8), e o entendimento que têm do Senhor será iluminado pelos raios da Sua luz.