«O próprio Davi Lhe chama Senhor» – Santo Ambrósio (c. 340-397) bispo de Milão, doutor da Igreja Sermão sobre o salmo 35, 4-5

6ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum
5 de Junho de 2020
Cor: Vermelho

Evangelho – Mc 12,35-37
Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37:
Naquele tempo:
35 Jesus ensinava no Templo, dizendo:
‘Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
36 O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:
‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,
até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’.
37 Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
Como é que ele pode então ser seu filho?’
E uma grande multidão o escutava com prazer.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Ambrósio (c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
Sermão sobre o salmo 35, 4-5

«O próprio Davi Lhe chama Senhor»

Atenta no mistério de Cristo: nasceu do seio da Virgem, como Servo e como Senhor; como Servo, para executar, como Senhor, para mandar, para semear o Reino de Deus no coração dos homens. Ele tem uma dupla origem, mas é um só ser. Não é um quando vem do Pai e outro quando vem da Virgem; é o mesmo, nascido do Pai antes de todos os séculos, encarnado no tempo pela Virgem.

É por isso que é chamado Servo e Senhor: Servo por nossa causa; mas, devido à unidade da substância divina, Deus de Deus, Príncipe dos Príncipes, Filho em tudo igual ao Pai. O Pai não criou um Filho estranho a Si mesmo, este Filho sobre quem declarou: «Nele pus todo o meu agrado» (Mt 3,17). […] O Servo mantém os títulos da sua dignidade. Deus é grande, e grande é o seu Servo: ao tomar carne, Ele não perde esta «grandeza que não tem limites» (Sl 144,3). […] «Ele, que era de condição divina, não reivindicou o direito de ser equiparado a Deus. Mas despojou-Se a Si mesmo tomando a condição de servo» (Fl 2,6-7). […]

Ele é, portanto, igual a Deus, como Filho de Deus, mas tomou a condição de Servo ao encarnar e experimentou a morte (Hb 2,9), Ele, cuja «grandeza não tem limites». […] É boa, esta condição de servo, que nos libertou a todos? Sim, é boa! Ela valeu-Lhe «o nome que está acima de todo o nome»! É boa, esta humildade! É por ela que, «ao nome de Jesus, todo o joelho se dobre nos Céus, na Terra e nos infernos e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai» (Fl 2,10-11).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de junho, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração pela evangelização – O caminho do coração
Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando‐se tocar pelo Coração de Jesus.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.