Leituras Bíblicas de hoje
Dia 12 de dezembro de 2009
Sábado da 2a semana do Advento
A Igreja celebra hoje: Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina – Leia sua história e espiritualidade:http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=12&Mes=12
Livro do Eclesiástico 48,1-4.9-11:
Levantou-se, depois, o profeta Elias, impetuoso como o fogo; as suas palavras eram ardentes como um facho. Fez vir sobre eles a fome e, no seu zelo, reduziu-os a poucos. Com a palavra do Senhor fechou o céu e assim fez cair fogo por três vezes. Quão glorioso te tornaste, Elias, pelos teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu? Tu foste arrebatado num redemoinho de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo; tu foste escolhido, nos decretos dos tempos, para abrandar a ira antes de enfurecer, reconciliar os corações dos pais com os filhos e restabelecer as tribos de Jacob. Felizes os que te viram e os que morreram no amor; pois, nós também viveremos certamente.
Livro dos Salmos 80(79),2-3.15-16.18-19:
Ó pastor de Israel, escuta, tu que conduzes José como um rebanho, tu que tens o teu trono sobre os querubins;
Mostra a tua grandeza às tribos de Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem salvar-nos!
Ó Deus do universo, volta, por favor, olha lá do céu e vê: cuida desta vinha!
Trata da cepa que a tua mão direita plantou, dos rebentos que fizeste crescer para nós.
Mas estende a tua mão sobre o teu escolhido, sobre o homem que para ti fortaleceste.
E nunca mais nos afastaremos de ti; conserva-nos a vida e invocaremos o teu nome.
Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13:
Os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias há de vir primeiro?» Ele respondeu: «Sim, Elias há de vir e restabelecerá todas as coisas.
Eu, porém, digo vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.» Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Baptista.
Comentário ao Evangelho feito por
São Cirilo de Jerusalém (313-350), Bispo de Jerusalém e Doutor da Igreja
Catequese baptismal 3 (a partir da trad. Soleil Levant 1962, p. 71 rev.)
O novo Elias
Ponto final do Antigo Testamento, o Batismo é também o início do Novo. Com efeito, ele teve como promotor João e «entre os nascidos de mulher não apareceu ninguém maior do que ele» (Mt 11,11). João termina a série de profetas, «porque todos os profetas e a Lei vaticinaram até João» (Mt 11,13). E abre a era do Evangelho, como está escrito: «Princípio do Evangelho de Jesus Cristo […]. João Batista apareceu no deserto a pregar um Batismo» (Mc 1,1.4).
Opô-lo-ias a Elias, o tisbita que foi levado para o céu? Mas ele não é superior a João. Enoc foi levado para o céu, mas não é superior a João. Moisés foi um grande legislador em Israel. Todos os profetas foram admiráveis, mas não eram superiores a João. Não se trata de comparar profetas com profetas; mas o seu Senhor, o nosso Senhor, o Senhor Jesus, declarou: «Entre os homens não apareceu ninguém maior do que João Baptista» (Mt 11,11). A comparação foi estabelecida entre o grande servo e os seus companheiros, mas a superioridade e a graça do Filho face aos servos não tem comparação.
Vês então que homem Deus escolheu como primeiro beneficiário desta graça? Um pobre, um amigo do deserto, que não era por isso inimigo dos homens. Ao alimentar-se de gafanhotos, dava asas à sua alma. Comendo mel, pronunciava palavras mais doces e mais úteis que o mel. Vestindo um traje de pêlo de camelo, demonstrava na sua pessoa o exemplo do esforço. Foi desde o ventre de sua mãe santificado pelo Espírito Santo (Lc 1,15). Jeremias foi santificado, mas não era profeta desde o ventre materno. Apenas João, na prisão do ventre de sua mãe, estremeceu de alegria (Lc 1,44); ainda sem ver com os olhos de carne, sob a ação do Espírito, ele reconheceu o Senhor. A grandeza da graça do Batismo exigia um grande chefe de fila.