No último fim de semana, de 13 a 15 de maio, realizou-se a 1ª Etapa da Escola Regional de Atualização Litúrgica, promovida pelo Regional Sul IV, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, no Centro de Formação Católica, em Lages, sob o tema: O Mistério da Fé: O que celebramos?
Nossa Diocese de Blumenau foi representada por dez participantes, animados pelo coordenador diocesano de Pastoral Litúrgica, Pe. João Humberto Luciani.
Todas as dez Dioceses de Santa Catarina enviaram seus representantes que, assim, puderam conhecer distintas formas de atuação celebrativa e, nesse sentido, trocar experiências. Ao todo, eram 75 participantes.
Este foi o primeiro módulo das quatro etapas que, até 2023, completarão a Escola Regional de Liturgia. Boa acolhida, em espaço aconchegante, comida deliciosa e generosa completavam a alegria e o fraterno convívio.
Pe. João Paulo Veloso, padre da Arquidiocese de Palmas – TO assessorou o evento e surpreendeu por sua profunda espiritualidade e forma atrativa de conduzir o conteúdo que, apesar de denso, foi transmitido com zelo, simplicidade e estilo de partilha. Padre Veloso é jornalista e mestre em Sagrada Liturgia, por isso, ensina com propriedade e clareza.
O estudo da Sagrada Liturgia é um convite do Senhor para melhor celebrarmos Seu Santo Mistério. Apesar de nossa indignidade, nossa busca por glorificar a Deus não é ignorada por Ele. E como “só se ama aquilo que se conhece”, como diz Santo Agostinho, é primordial conhecer mais a Deus para cumprir plenamente Seu primeiro mandamento.
Outras belas experiências que, nesses dias, tiveram os participantes foram: a celebração do Lucernário; a compreensão da Liturgia das Horas; conhecer, muitos pela primeira vez, um mosteiro de clausura (Irmãs Clarissas, ao lado do Centro de Formação Católica).
Texto construído em parceria com Denise Tomaselli e Pe. João Humberto Luciani