Últimos dias antes do Natal – 21 de dezembro do Advento
21 de Dezembro de 2020
Cor: Roxo
Evangelho – Lc 1,39-45
Como posso merecer que a mãe do
meu Senhor me venha visitar?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45:
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
a criança pulou no seu ventre
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito, exclamou:
‘Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!’
43 Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre.
45 Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Liturgia bizantina
Hino acatista à Mãe de Deus (séc. VII)
«O menino exultou de alegria no meu seio»
Com o Menino em seu seio, Maria dirigiu-se à pressa para casa de sua prima Isabel. Ao ouvir a saudação de Maria, logo o menino se regozijou, saltando de alegria como que para cantar à Mãe de Deus: Rejubila, tu, que és o botão da flor imortal! Rejubila, tu, que és o pomar de onde brota o fruto de vida! Rejubila, jardim do Senhor, amigo dos homens (Sb 1,6)! Rejubila, gérmen do crescimento da nossa vida! Rejubila, tu, que és campo onde se produz a abundância da redenção! Rejubila, mesa santa da reconciliação para o pecado! Rejubila, tu, que plantas para nós um jardim de beleza! Rejubila, tu, que preparas um refúgio de paz para a nossa alma! Rejubila, tu, que és incenso de oferenda agradável a Deus (Gn 8,21)! Rejubila, pois em ti o universo é reconciliado! Rejubila, tu, que és graça de Deus para todos os homens!
Rejubila, Advogada nossa junto do Senhor! Rejubila, Esposa não desposada! Ficou o prudente José em extrema perturbação, com a alma abalada por uma tempestade de pensamentos; ele, que era conhecedor da tua virgindade, duvidou de ti, ó Mãe Imaculada. Mas, quando soube que o que fora gerado em ti provinha do Espírito Santo (Mt 1,20), exclamou: «Aleluia, aleluia, aleluia». Quando os pastores ouviram os anjos cantar a encarnação de Cristo, correram para junto do seu Bom Pastor, a contemplar o Cordeiro recém-nascido no colo de Maria, e exultaram, cantando: Rejubila, Mãe do Cordeiro e do Bom Pastor (Jo 1,29; 10,14)! Rejubila, redil onde as ovelhas se reúnem (Jo 10,16)! Rejubila, proteção contra os lobos que as arrebatam (v. 12)! Rejubila, pois tu abres as portas do paraíso!
Rejubila, pois os Céus rejubilam com a Terra (Lc 2,14)! Rejubila, pois os homens exultam com os anjos! Rejubila, tu, que dás segurança à palavra dos apóstolos! Rejubila, tu, que dás força ao testemunho dos mártires! Rejubila, coluna firme que suportas a nossa fé! Rejubila, pois tu conheces o esplendor da graça! Rejubila, pois por ti os infernos esvaziaram-se! Rejubila, pois por ti fomos cobertos de glória! Rejubila, Esposa não desposada!
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de dezembro, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração pela evangelização – Para uma vida de oração
Rezemos para que a nossa relação pessoal com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.