«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu» – Catecismo da Igreja Católica § 695

Quinta-feira depois da Epifania do Natal
9 de Janeiro de 2020
Br. 5ª-feira do Tempo do Natal depois da Epifania. Ofício do dia de semana do Tempo do Natal. Missa pr. com 2ª Coleta: Pf do Epifania ou do Natal.
Cor: Branco

 

Evangelho – Lc 4,14-22a
Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,14-22a:
Naquele tempo:
14 Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito,
e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15 Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16 E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado.
Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado,
e levantou-se para fazer a leitura.
17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías.
Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito:
18 ‘O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque ele me consagrou com a unção
para anunciar a Boa Nova aos pobres;
enviou-me para proclamar a libertação aos cativos
e aos cegos a recuperação da vista;
para libertar os oprimidos
19 e para proclamar um ano da graça do Senhor.’
20 Depois fechou o livro,
entregou-o ao ajudante, e sentou-se.
Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Então começou a dizer-lhes:
‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura
que acabastes de ouvir.’
22 aTodos davam testemunho a seu respeito,
admirados com as palavras cheias de encanto
que saíam da sua boca.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Catecismo da Igreja Católica
§ 695

«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu»

 

O simbolismo da unção com óleo é também significativo do Espírito Santo, a ponto de se tomar o seu sinónimo (1Jo 2,20.27; 2Cor 1,21). Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da confirmação, que nas Igrejas orientais se chama crismação. Mas, para lhe apreendermos toda a força, temos de voltar à primeira unção realizada pelo Espírito Santo: a de Jesus. Cristo (Messias em hebraico) significa ungido pelo Espírito de Deus.

Houve ungidos do Senhor na antiga Aliança (Ex 30,22-32), sobretudo o rei David (1Sam 16,13). Mas Jesus é o ungido de Deus de maneira única: a humanidade que o Filho assume é totalmente «ungida pelo Espírito Santo». Jesus é constituído Cristo pelo Espírito Santo (Lc 4,18-19; Is 61,1). A Virgem Maria concebe Cristo do Espírito Santo, que pelo anjo O anuncia como Cristo aquando do seu nascimento (Lc 2,11) e leva Simeão a ir ao Templo ver o Cristo do Senhor (Lc 2,26-27).

É Ele que enche Cristo (Lc 4,1) e cujo poder emana de Cristo, nos seus atos de cura e salvação (Lc 6,19; 8,46). Finalmente, é Ele que ressuscita Jesus de entre os mortos (Rom 1,4; 8,11). Então, plenamente constituído «Cristo» na sua humanidade vencedora da morte (At 2,36), Jesus difunde em profusão o Espírito Santo, até que «os santos» constituam, na sua união à humanidade do Filho de Deus, o «homem adulto à medida completa da plenitude de Cristo» (Ef 4,13), «o Cristo total», para empregar a expressão de Santo Agostinho (Sermão 341.1.1).

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