Dia 08 de maio de 2017 – Segunda-feira da 4ª semana da Páscoa
No Brasil, Ano Mariano (2016 – 12.10 – 2017), instituído pela CNBB em comemoração do 300º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo – “Bem-aventurada é aquela que acreditou” (Lc 1,45)!
Evangelho segundo S. João 10,11-18:
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me,
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».
Comentário do dia
São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, doutor da Igreja
Comentário ao evangelho de João, 10,3
«O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas»
O serviço do bom pastor é a caridade. Por isso, Jesus diz que e«Ele « dá a vida pelas suas ovelhas». Pois é necessário saber o que o distingue: o bom pastor tem em vista o interesse do seu rebanho, o mau procura o seu próprio interesse. É exatamente o que diz o provérbio. «Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não é o seu rebanho que devem apascentar» (Ez 34,2)? Aquele que apenas usa o rebanho no seu próprio interesse não é bom pastor. […] Um bom pastor, no verdadeiro sentido, sofre muito pelo rebanho que guarda, como testemunha Jacó: «Eu era devorado de dia pelo calor, e de noite pelo frio» (Gn 31,40). […]
Mas a salvação do rebanho espiritual importa mais do que a própria vida do pastor; por isso, logo que o rebanho corre perigo, o seu pastor tem de se dispor a perder a vida do seu corpo para salvação do rebanho. O Senhor disse: «O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas», a sua vida corporal pelo exercício caridoso da autoridade. […] Cristo deu-nos o exemplo: «Ele deu a vida por nós. Também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos» (1Jo 3,16).
Neste mês de maio, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:
Pela Evangelização: Pelos cristãos em África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imagem de Jesus Misericordioso.