Núncio Apostólico encoraja bispos em abertura da Assembléia

Na manhã de hoje, 4, às 7h, no Santuário Dom Bosco, foi celebrada a primeira Missa da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Brasilia (DF). A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha; pelo Arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, e os demais bispos.

A Missa de abertura contou também com a participação especial dos novos bispos nomeados pelo Papa Bento XVI ao longo do último ano e início de 2010. Logo no início da celebração, o presidente da CNBB agradeceu a presença do núncio, representante do Papa, e, na pessoa dele, agradeceu ao Santo Padre por tantas nomeações para o Brasil.

Em sua homilia, Dom Lorenzo ressaltou a comunhão de toda Igreja com o Santo Padre e refletiu sobre a paz tão desejada no mundo atual e o ensinamento deixado por Jesus Cristo, o protagonista dessa paz.

Dom Lorenzo Baldisseri explicou que, com a ressurreição de Jesus, a paz se torna um dom duradouro e permanente. "A paz que Jesus nos dá é a mesma que Ele deu a seus discípulos: ‘Não vo-la dou como o mundo a dá’ (João 14,27)", e explicou que a paz do mundo é oposta àquela que Cristo nos dá.

O núncio recordou que a Igreja atravessa, atualmente, um momento de profunda tristeza e amargura exposta pela mídia por causa das fraquezas de alguns de seus membros, passíveis de juízo diante de Deus e nos tribunais humanos, e afirmou que “é tempo de oração e penitência”.

“Essa onda vai passar e a santidade da Igreja ficará intacta por causa de Jesus Cristo, sua cabeça”, destacou. E, recordando o tema do Congresso Eucarístico, “Fica conosco, Senhor”, ele atesta que “não estamos sozinhos diante dos desafios dos tempos contemporâneos”.

“O desejo dos discípulos de Emaus é o nosso desejo – a Eucaristia é nosso alimento, nossa força para enfrentar tudo”, disse. E concluiu dando as boas-vindas aos novos bispos. “Sintam-se bem acolhidos no início de seu pastoreio. Jesus, bom Pastor, sede vossa referência e exemplo no ministério”.

Fonte: Canção Nova/cnbb, 04/05/2010

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.