Durante os três primeiros dias do mês de maio aconteceu a 2ª Missão Jovem Diocesana da Pastoral da Juventude, que dessa vez aconteceu simultaneamente à Missão Popular da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, em Timbó.
A 2ª missão diocesana da PJ estava na agenda para esse ano de 2015, já que a intenção é realizá-la a cada dois anos (a primeira aconteceu em 2013, em Gaspar). Devido a Diocese ter definido 2015 como um ano missionário, em comemoração dos seus 15 anos, cada paróquia ficou responsável por organizar e realizar as suas missões populares. Em conversa com Padre Ricardo Kreutzfeld, pároco daquela paróquia, chegou-se na conclusão de que ambas as missões poderiam acontecer simultaneamente. E foi isso que aconteceu.
Cerca de 90 jovens, provindos das cinco comarcas da Diocese de Blumenau e também de outras dioceses, como Florianópolis e Criciúma, estiveram visitando as casas das três comunidades marianas pertencentes à paróquia: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Imaculada Conceição.
A missa solene de abertura aconteceu no dia 1º de maio, às 10h, na matriz. Por ser feriado do dia do trabalhador e também por estar iniciando o mês de maio, a missa contou com a benção das carteiras de trabalho e com a coroação de Nossa Senhora, que foi carinhosamente realizada por crianças participantes da comunidade.
Durante a homilia Padre Ricardo trouxe presente Maria como sendo a primeira missionária. Da mesma forma incentivou os presentes a serem missionários também em seus locais de trabalho, na comunidade, com os vizinhos, e não somente na igreja. Ao fim da celebração entregou uma cruz para cada missionário/a e o/a enviou para a missão.
Após o almoço os missionários foram divididos e cada um seguiu para a comunidade onde realizaria a missão. As visitas aconteceram na tarde de sexta-feira e durante todo o dia de sábado. Algumas famílias não estavam em casa, mas a grande maioria abriu as portas e o coração para receber os jovens missionários.
Na noite de sábado cada comunidade teve sua celebração de encerramento da missão, onde as famílias visitadas eram convidadas a estarem presentes levando consigo um pedaço de retalho com algum sonho, pedido ou desejo, retalho esse que foi entregue por cada jovem durante a visita. Esses retalhos foram recolhidos e retornarão para a comunidade posteriormente com uma surpresa.
O encerramento geral da missão aconteceu pelo domingo de manhã, com a missa presidida por Padre Ricardo. Uma encenação emocionou as pessoas presentes, pois retratou a imagem de Nossa Senhora (referindo-se à arte da missão) mexendo nas terras das três comunidades e tornando-as uma só, no sentido de que é necessário o trabalho em comunhão e fraternidade.
Após a missa, o sentimento de saudade já era possível ser percebido, não somente nos jovens, mas também nas famílias e comunidades que com muita alegria os acolheram.
A Pastoral da Juventude agradece a todos que de uma forma ou outra contribuíram para que essa missão fosse realizada. O próximo passo agora é a terceira e última etapa, a Pós-Missão, onde os/as líderes missionários/as de cada comunidade retornarão no mês de setembro para avaliar quais as novidades, quais os frutos foram colhidos desde a missão.