Na Paróquia São Pio X, Ilhota, o Grupo de Reflexão Santa Terezinha começou no dia 15 de novembro a Novena de Natal. Quem publicou essa bela notícia foi Maria Lúcia Maba Berti, em seu perfil no Facebook. Em seu texto, manifesta convicção e profundidade de motivações. Vale a pena lermos o mesmo texto:
“Está se aproximando o Natal e chegando o momento de iniciarmos a nossa preparação com o Tempo do Advento e com a Novena de Natal. Esse ano, acompanhando o clima de sinodalidade que a Igreja inteira vem experimentando em diversas instâncias, desejamos que também a Novena seja um tempo de escuta e fala, um autêntico diálogo em nossos Grupo de Reflexão, primeiro na escuta de Deus através dos textos bíblicos e dos irmãos e irmãs nas partilhas, bem como da fala de todos pelas orações e pela convivência solidária. Desejamos a todas as comunidades da nossa Paróquia São PIo X um fecundo Advento, em vista de que todos vivam um Santo Natal! Que o encontro com a Palavra de Deus produza frutos abundantes na vida de nossas comunidades e em nossas famílias.”
Destaco, desse bonito texto, a sintonia com a caminhada sinodal da Igreja, nesse tempo de pleno clima de Sínodo, convocado pelo Papa Francisco. Com seu nascimento, Jesus veio nos ensinar a importância de seus discípulos caminharem juntos. E mais: é uma necessidade, até do ponto de vista da segurança. Quem caminha com os outros, está mais seguro contra os males, assaltos, violências. Quem caminha junto está reforçando essa segurança grupal. Essa perspectiva tem ainda mais urgência em tempos de polarizações políticas, ideológicas, que vivemos. Não só no Brasil! Trata-se de um fenômeno quase planetário! Ressurgem nacionalismos, autorefencialidades, interesses grupais, fundamentalismos e até guerras. Frear a terceira guerra mundial, em andamento, como alerta o Papa Francisco, configura-se como exigência inalienável do agir cristão/católico no mundo.
No entanto, mais do que isso, caminhar junto, em clima sinodal, é assumir a proposta de Jesus que nos pede: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). É este o resumo, o núcleo do Evangelho. É a grande mensagem natalina ao mundo e a todos e todas nós! Amor diferente daquele que vemos por aí! Amor “como” o amor de Jesus! Fruto da ação do Espírito Santo em nós e no meio de nós!
A novena, “tempo de escuta de Deus”, escreve Maria Lúcia! Como Maria, escutou o chamado de Deus que lhe chegou através do Arcanjo Gabriel. O Grupo de Reflexão é um momento privilegiado de Deus nos falar pelos apropriados textos bíblicos, pela partilha da vida, pelos belos hinos natalinos e até pelas carências pessoais e comunitárias que colocamos em comum, em vista de ações concretas para consolar e transformar.
Se na sua comunidade, na sua rua, tem Grupo de Reflexão? Parabéns, vá em frente! E se não tem, você pode começar convidando as pessoas, as famílias. Todo início é desafiador! A fé e o amor, todavia, é uma luz que, sendo verdadeira, difunde-se por si. O grande filósofo, teólogo e grande santo, Tomás de Aquino, dizia: ‘bonum est diffusivum sui’ – traduzindo literalmente: “O que é bom difunde-se por si”!
“Padre, não tenho o livro da Novena!” – Apresento-lhe um link onde poderá encontrar o livrinho em pdf e até imprimi-lo: https://arqmariana.com.br/wp-content/uploads/2021/12/novena_de_natal_2021_divulgacao.pdf
Pe. Raul Kestring – Blumenau, 17 de novembro de 2022