O profeta Isaías nos faz compreender que os caminhos e os pensamentos de Deus estão muito acima dos nossos, tanto quanto o céu está distante da terra (Is 55, 8-9). Diante do ano que tivemos, cujos desdobramentos foram igualmente outros em relação ao que havia em nossas agendas, uma pergunta se faz necessária: qual é o caminho de Deus?
O Setor Juventude tinha organizado um plano de ações bem intenso para 2020 com Encontros Comarcais, a II Escola Diocesana de Formação da Juventude, Jornada Diocesana e Dia Nacional da Juventude, reuniões, visitas aos grupos, Missas Jovens, além do que cada grupo e expressão juvenil realizaria. Os caminhos mudaram, os pensamentos precisaram se reorganizar, eventos foram gradativamente sendo cancelados e tudo ganhou outro norte.
Ganhou outro norte, padre? Como assim? O nosso norte sempre é Deus. É verdade. “Se estamos vivos é para o Senhor que vivemos”, diz Paulo (Rm 14,8). Com a inesperada pandemia, que veio feito tempestade em fim de tarde, a caminhada pastoral de nossa juventude também foi afetada. Contudo, o universo juvenil é o das mídias, das comunicações, das tecnologias. A descoberta desses meios como espaço evangelizador foi grande. Papa Francisco chama esse ambiente de “praças digitais” e elas nunca estiveram tão povoadas quanto agora. Como uma espécie de parábola, podemos dizer que o Verbo se fez rede, se fez conexão. Esperamos em breve os reencontros, não virtuais e sim reais, cheios de calor humano. Enquanto não é possível, por prudência e amor, não tenhamos dúvidas de que nosso norte é Deus, com ou sem pandemia – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).
Pe. Fernando Steffens
Coordenador do Setor Juventude da Diocese de Blumenau