Nosso Administrador Apostólico, Dom João Francisco, com recomendação expressa da Santa Sé, pede nosso empenho pela Coleta para os Lugares Santos

Tags

CONGREGATIO
PRO ECCLESIIS ORIENTALIBUS

Via delta Conciliazione, 00193 Roma
lndirizzo postale: 00120 Città dei Vaticano

Quarta-feira de Cinzas, 18 de Fevereiro de 2015

Prot. N. 112015

Excelência Reverendíssima:

Como recomendam os Sumos Pontífices, a Igreja Católica, reunida na Sexta-feira Santa para celebrar a dolorosa Paixão de Nosso Jesus Cristo, exprime através da oração e do Ofertório o alento às comunidades dos fiéis e aos Lugares Santos, sobretudo no dramático momento actual que se vive em toda a região do Médio Oriente.

O tempo da Quaresma convida-nos a meditar no amor pelos Lugares que estão na origem da nossa fé e onde, seguindo a Cristo, Salus Mundi, se reuniram as primeiras comunidades cristãs, a quem São Paulo exorta calorosamente a uma partilha fraterna a favor dos pobres da comunidade de Jerusalém (cf. Rm 15, 25-26; Ga12, 10; 1 Cor 16; 2 Cor 8-9).

Como o Apóstolo, também o Papa Francisco tem no coração o sofrimento de tantos irmãos e irmãs desta parte do mundo, que se tornou sagrado pelo sangue do Cordeiro e “agravado nos últimos meses por causa dos conflitos que atormentam esta região […]. Este sofrimento clama até Deus e apela a um empenho sincero de todos nós, através da oração e de todos os tipos de iniciativas”. (Papa Francisco, Carta aos cristãos do Médio Oriente, 21 de Dezembro de 2014).

Hoje são milhões os refugiados provenientes da Síria e do Iraque onde o estrondo das armas não pára e a via do diálogo e da concórdia parece completamente perdida, enquanto prevalece o ódio insensato que mata e o desespero de quem foi arrancado da terra de seus pais e tudo perdeu.

Se os cristãos da Terra Santa são exortados a resistir, na medida do possível, à tentação da fuga, aos cristãos do mundo inteiro pede-se a sua solidariedade para com o destino daqueles. Isto implica todos os irmãos das diversas confissões religiosas no Ecumenismo de sangue que concorre para o triunfo da unidade: “ut unum sitl” (Jo 17, 21).

Este ano, a Coleta para a Terra Santa, é mais do que nunca uma ocasião preciosa para sermos peregrinos na fé seguindo o exemplo do Santo Padre, que visitou em Março do último ano, este pedaço de terra tão caro aos Cristãos, aos Judeus e aos Muçulmanos, promovendo o dialogo para a concórdia, a oração e a partilha com todos os irmãos em Cristo, porque “o caminho da paz consolida-se se reconhecemos que todos temos o mesmo sangue e fazemos parte do género humano; se não esquecemos que temos um único Pai no-céu e de todos sermos seus filhos, feitos à sua imagem e semelhança” (Homilia do Papa Francisco na Missa celebrada no International Stadium de Aman, 24 de Maio de 2014).

Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor
D. João Francisco SALM
Bispo de Tubarão
Cúria Diocesana – c.P. 341
Rua Senador Gustavo Richard 90
88701-220 TUBARÃO
SC, Brasil

Anexo:  2. o pequenino rebanho dos Cristãos, disperso em todo o Médio Oriente é chamado “a promover o diálogo, a construir pontes, segundo o espirito das Bem-aventuranças (cf. Mt 5, 3-12), a proclamar o Evangelho da paz … ” (Id. Carta aos cristãos do Médio Oriente).

Somente na unidade do Espírito e na caridade fraterna de todos os discípulos de Cristo, a Igreja, sua Esposa, poderá dar um testemunho de esperança aos seus filhos que vivem cada dia os mesmos sofrimentos do seu Senhor humilhado e abandonado.

Desejo que esta Coleta receba um acolhimento generoso da parte de todas as Igrejas locais para que possa crescer a participação solidária que a nossa Congregação coordena para garantir à Terra Santa o apoio às exigências quotidianas da vida eclesiástica e às diversas necessidades.

A Vossa Excelência e aos seus colaboradores, principalmente os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e todos os fiéis, apresento um agradecimento muito sincero da parte do Santo Padre como deste Dicastério e das Igrejas que vivem na Terra de Cristo, pelo generoso empenho e compromisso sincero para um profícuo resultado da Colecta para a Terra Santa.

Com toda a consideração e estima, e a certeza da nossa oração, uma saudação fraterna em Cristo Jesus.

Leonardo Cardo Sandri
Prefeito
Arcebispo Secretario

Leia também...