CONGREGATIO
PRO ECCLESIIS ORIENTALIBUS
Via delta Conciliazione, 00193 Roma
lndirizzo postale: 00120 Città dei Vaticano
Quarta-feira de Cinzas, 18 de Fevereiro de 2015
Prot. N. 112015
Excelência Reverendíssima:
Como recomendam os Sumos Pontífices, a Igreja Católica, reunida na Sexta-feira Santa para celebrar a dolorosa Paixão de Nosso Jesus Cristo, exprime através da oração e do Ofertório o alento às comunidades dos fiéis e aos Lugares Santos, sobretudo no dramático momento actual que se vive em toda a região do Médio Oriente.
O tempo da Quaresma convida-nos a meditar no amor pelos Lugares que estão na origem da nossa fé e onde, seguindo a Cristo, Salus Mundi, se reuniram as primeiras comunidades cristãs, a quem São Paulo exorta calorosamente a uma partilha fraterna a favor dos pobres da comunidade de Jerusalém (cf. Rm 15, 25-26; Ga12, 10; 1 Cor 16; 2 Cor 8-9).
Como o Apóstolo, também o Papa Francisco tem no coração o sofrimento de tantos irmãos e irmãs desta parte do mundo, que se tornou sagrado pelo sangue do Cordeiro e “agravado nos últimos meses por causa dos conflitos que atormentam esta região […]. Este sofrimento clama até Deus e apela a um empenho sincero de todos nós, através da oração e de todos os tipos de iniciativas”. (Papa Francisco, Carta aos cristãos do Médio Oriente, 21 de Dezembro de 2014).
Hoje são milhões os refugiados provenientes da Síria e do Iraque onde o estrondo das armas não pára e a via do diálogo e da concórdia parece completamente perdida, enquanto prevalece o ódio insensato que mata e o desespero de quem foi arrancado da terra de seus pais e tudo perdeu.
Se os cristãos da Terra Santa são exortados a resistir, na medida do possível, à tentação da fuga, aos cristãos do mundo inteiro pede-se a sua solidariedade para com o destino daqueles. Isto implica todos os irmãos das diversas confissões religiosas no Ecumenismo de sangue que concorre para o triunfo da unidade: “ut unum sitl” (Jo 17, 21).
Este ano, a Coleta para a Terra Santa, é mais do que nunca uma ocasião preciosa para sermos peregrinos na fé seguindo o exemplo do Santo Padre, que visitou em Março do último ano, este pedaço de terra tão caro aos Cristãos, aos Judeus e aos Muçulmanos, promovendo o dialogo para a concórdia, a oração e a partilha com todos os irmãos em Cristo, porque “o caminho da paz consolida-se se reconhecemos que todos temos o mesmo sangue e fazemos parte do género humano; se não esquecemos que temos um único Pai no-céu e de todos sermos seus filhos, feitos à sua imagem e semelhança” (Homilia do Papa Francisco na Missa celebrada no International Stadium de Aman, 24 de Maio de 2014).
Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor
D. João Francisco SALM
Bispo de Tubarão
Cúria Diocesana – c.P. 341
Rua Senador Gustavo Richard 90
88701-220 TUBARÃO
SC, Brasil
Anexo: 2. o pequenino rebanho dos Cristãos, disperso em todo o Médio Oriente é chamado “a promover o diálogo, a construir pontes, segundo o espirito das Bem-aventuranças (cf. Mt 5, 3-12), a proclamar o Evangelho da paz … ” (Id. Carta aos cristãos do Médio Oriente).
Somente na unidade do Espírito e na caridade fraterna de todos os discípulos de Cristo, a Igreja, sua Esposa, poderá dar um testemunho de esperança aos seus filhos que vivem cada dia os mesmos sofrimentos do seu Senhor humilhado e abandonado.
Desejo que esta Coleta receba um acolhimento generoso da parte de todas as Igrejas locais para que possa crescer a participação solidária que a nossa Congregação coordena para garantir à Terra Santa o apoio às exigências quotidianas da vida eclesiástica e às diversas necessidades.
A Vossa Excelência e aos seus colaboradores, principalmente os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e todos os fiéis, apresento um agradecimento muito sincero da parte do Santo Padre como deste Dicastério e das Igrejas que vivem na Terra de Cristo, pelo generoso empenho e compromisso sincero para um profícuo resultado da Colecta para a Terra Santa.
Com toda a consideração e estima, e a certeza da nossa oração, uma saudação fraterna em Cristo Jesus.
Leonardo Cardo Sandri
Prefeito
Arcebispo Secretario