O trigésimo aniversário do assassinato de monsenhor Oscar Arnulfo Romero será comemorado também nos Estados Unidos. No próximo final de semana, a comunidade salvadorenha no país, a maior fora de El Salvador, realizará, em Los Angeles, procissões, projeções de filmes, fóruns sobre o pensamento do religioso e escutarão suas homilias.
O programa de atividades começa nesta sexta-feira com uma conferência sobre a contribuição de Romero para uma consciência social, a partir da perspectiva cristã. O seu compromisso com o povo foi o fator detonador para que fosse morto no dia 24 de março de 1980, quando celebrava missa na capela de hospital salvadorenho da capital.
No sábado acontece a procissão, no centro de Los Angeles e, depois, a projeção de documentário sobre sua vida e obra, num templo da cidade. Segundo os organizadores das comemorações, também estão previstas homenagens em outras cidades dos Estados Unidos.
O governo do presidente Funes instituiu, oficialmente, o 24 de março como Dia de Monsenhor Romero. Reforça-se ainda o movimento que quer a canonização do mártir.
ALC Notícias, 16.03.2010