“Somos gente da esperança” – expressava o Canto de Entrada da santa missa de Finados, no dia 02 de novembro, às 12h15, na Catedral de Blumenau. Presidida pelo Pe. Jorge Figueiredo, nessa dimensão da esperança cristã, tornou-se momento de recolhida oração e profunda reflexão sobre a verdade bíblica-teológica que a Igreja denomina de “novíssimos”, isto é, a morte, o juízo, o inferno e o paraíso.
Chamava a atenção a solicitude e a devoção dos três ministros extraordinários da Eucaristia. Sempre atentos a auxiliar o sacerdote, faziam perceber a harmonia humano-divina do especialíssimo ato litúrgico.
Em sua homilia, Pe. Figueiredo, com o vigor da sua experiência ministerial quase octogenária, exortou os participantes daquela missa a “pensar em Deus através dos irmãos”. Na verdade, fazia ecoar o Evangelho do dia, no qual Jesus diz: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis”. Portanto, também aquela celebração eucarística, sacrifício expiatório dos nossos pecados e inclusive dos pecados daqueles que já morreram, tornava-se momento de estar com o Pai em confiante intercessão pelos irmãos.
“Deus nos criou para a salvação”, explicou ainda Pe. Jorge. Ele anseia que todos nos salvemos em Jesus Cristo, seu Filho Amado. Não é possível banir dos evangelhos a possibilidade da condenação, do castigo eterno que a falsa liberdade humana pode escolher. Urge, portanto, enquanto estamos na existência corporal, corresponder sinceramente à vontade universal de salvação do Criador e Pai.
Enfim, o presidente da celebração, propôs o exemplo da Virgem Maria para a caminhada da nossa vida humana, terrena. Ela viveu de tal forma que tornou-se a “serva do Senhor” e a mais perfeita discípula de Jesus, ao realizar a vontade de Deus. Como mãe, esposa, viúva, consagrada, mulher, participou, assim, da imolação do Filho pela sua salvação e pela salvação de todos nós, homens e mulheres. Na doação a Deus e aos irmãos, façamos o mesmo para que um dia possamos ouvir o convite bendito do Rei e Senhor:”Vinde, benditos do meu Pai! Possuí o Reino preparado para vós!”
(Texto e fotos: Pe. Raul Kestring)
Blumenau, 03 de outubro de 2009