Nos meus tempos de garoto, às vésperas do Natal, nossa família recebia a visita do Nicolau. Na sala de visitas, todos se reuniam. Impressionava a sua barba longa, sua capa de viajante, as botas, o chapéu, o cajado e o saco de presentes às costas. Sua voz grave ia chamando uma por uma das crianças presentes. As desobediências aos pais, a preguiça no trabalho e na escola, mereciam repreensão. Mas depois chegava a hora dos presentes. Carrinhos, bonecas, balas, doces e chocolates compensavam o momento dramático. Os bons conselhos, ouvidos silenciosamente, encerravam a visita.
Com a rapidez da era tecnológica, chegou o Papai Noel. Bonachão, trajes vermelhos, boina, barba, botas, sinete, cajado e seu hô hô hô! Em lojas, associações, comunidades, por aí se vê o bom velhinho chegar até de helicóptero. Muito pouco, pelas famílias. O Nicolau, da minha geração, ainda tinha boa associação com São Nicolau, um bispo católico que viveu no século 4 da era cristã. Distinguiu-se pelo socorro aos carentes e esquecidos. Perpetua-se pelas suas biografias um fato simbólico. Um pai não conseguia dinheiro para celebrar o casamento das três filhas. Em uma atitude extrema, ele resolveu sugerir que recorressem à prostituição para angariar os recursos. Sabendo disso, o bispo Nicolau, em três noites consecutivas, jogou pela janela da casa o dinheiro necessário para os sonhados casamentos.
Lenda ou não, as sugestões da caridade com as pessoas e da santidade da família ficam evidentes. O quê mais do que isso faz um Natal alegre e feliz? A sociedade e o mundo, assim, qualificam-se. Pois o Natal recorda o amor misericordioso da celeste família que desceu à terra na divina pessoa de Jesus.
Mais voltado para o comércio, o consumismo, o lucro, a propaganda, o passageiro oportunismo, ao Papai Noel não importam tantos significados mais profundos. Houve alguma perda, com certeza, próprio da mudança de época em curso. Surgiram e vão surgindo, no entanto, novas oportunidades de celebrar condignamente tão inspiradores dias. Feliz Natal!
*Padre
RAUL KESTRING*