Este 24 de junho de 2016 ficará na história da Diocese de Blumenau porque inaugura-se a nova Paróquia São João Batista, no bairro Badenfurt, em Blumenau. Inicia-se a cerimônia às 20h desta sexta-feira, e será presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski.
Na mesma celebração eucarística, Pe. Alexssandro Valdir Borges receberá o encargo de Pároco da mesma Paróquia. Pe. Alexssandro nasceu no dia 04 de junho de 1984 e foi ordenado em 10 de agosto de 2014.
A Diocese de Blumenau sente-se feliz pela criação e instalação desta que é a 41ª paróquia a integrar o seu corpo eclesial. Nas pessoas de seu primeiro pároco e de todas as lideranças pastorais e dos paroquianos, deseja-lhe, outrossim, frutuoso empenho evangelizador para a glória de Deus e a construção do seu Reino entre nós. Que o glorioso padroeiro, São João Batista interceda pelos novos paroquianos, especialmente pelos que passam por momentos de sofrimento para que, em Cristo, sejamos todos e todas testemunhas da sua ressurreição, num mundo permeado de morte e desalento.
Um pouco da história da Comunidade São João Batista do Badenfurt
À margem esquerda do rio Itajaí Açu, no bairro Badenfurt, região Oeste da cidade de Blumenau, por volta de 1950, as famílias começaram a se reunir para rezar o terço diante de um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um pequeno oratório foi construído no local, onde, hoje se encontra o cemitério do Badenfurt. As missas eram celebradas na escola do Bairro e nas residências das famílias.
No final da década de cinquenta, a família Bonelli doou à comunidade um terreno situado à Rua Heinrich Hemmer, no. 2876, para a construção da igreja. No dia 24 de junho de 1966, era fundada a nova capela. Foi dedicada a São João Batista, cuja imagem, como registram as atas, foi abençoada em 19 de junho de 1966, com apadrinhamento de 20 casais da redondeza. O precioso quadro da Mãe do Perpétuo Socorro continua guardado cuidadosamente e venerado na capela.
Sra. Lílian Dombecker permanece na memória da comunidade como a primeira catequista.
Diversas famílias apoiaram e sustentaram o início da comunidade. Dentre tantas, lembra-se os Dombecker, Maçaneiro, Mandel, Rocha e Waltrich.
No ano de 1984, iniciou-se movimentação para construir a atual capela. Sua inauguração deu-se em 12 de junho de 1988. O atendimento pastoral, então, erai prestado pela paróquia Santa Terezinha, sediada no bairro Escola Agrícola, através de seu pároco, Pe. Carlos Adolfo Kiesewetter.
Em 1997, foi fundada a paróquia Santo Estevão, sediada no Bairro Salto do Norte e foi empossado como primeiro pároco o Pe. Raul Kestring. A comunidade do Badenfurt, então, agregou-se à nova paróquia.
Sucedeu Pe. Raul, como pároco, Pe. Everaldo Alves. Pe.Ademar Gadotti, Pe. Agenor Marques da Silva, CSSR, e Pe. Rogério Rodrigues, igualmente como párocos de Santo Estêvão, cuidavam da Comunidade do Badenfurt.
Além das Pastorais e Movimentos que florescem na Capela São João Batista, a marca ecumênica é saliente. A maioria das famílias é luterana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O relacionamento de unidade se intensificou entre as duas comunidades, principalmente a partir de 1998. Nesse ano, Pastor Paulo Butzke e Pe. Raul Kestring, respectivos párocos, realizaram o “Curso Básico da fé”. Idealizado pelo pastor Butzke, o curso despertou e animou agentes de ecumenismo das duas Igrejas naquele bairro.
Diácono Permanente Osni Ochakowski, pertencente à Comunidade São João Batista, desde sua ordenação, ocorrida em 2008, ali presta seu serviço, nas diversas atividades pastorais.
No dia 13 de dezembro de 2013, a Capela São João Batista foi elevada a Quase Matriz, com a Quase Paróquia, então, formada pelas comunidades: N. Sra. Aparecida, no Passo Manso; N. Sra. das Graças, no Jardim Blumenau; São Pedro, na Rua Alice Ferreira