“Nesses dias jejuarão” – São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja

Dia 12 de fevereiro de 2016 –  Sexta-feira depois das Cinzas

Ano Santo Extraordinário da Misericórdia – Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso (Lc 6,36)!

 

Evangelho segundo S. Mateus 9,14-15:

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?».
Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado: nesses dias jejuarão.

 

Comentário do dia
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
Sermão 1 para o primeiro dia da Quaresma, 1, 3, 6

«Nesses dias jejuarão.»

 

É natural que o jejum de Cristo seja vulgar entre os cristãos. É natural que os membros imitem a Cabeça (Cl 1,18). Se recebemos os bens desta Cabeça, não suportaremos também os seus males? Quereremos rejeitar a sua tristeza e participar apenas das suas alegrias? Se é assim, estamos nos mostrando indignos de fazer corpo com esta Cabeça. Porque tudo o que Ele sofreu foi por nós. Se nos repugna colaborar na obra da nossa salvação, não estamos sendo seus colaboradores. Jejuar com Cristo é pouca coisa para quem quer sentar-se com ele à mesa do Pai. Feliz o membro que tiver aderido em tudo a esta Cabeça e a tiver seguido para onde quer que ela vá (Ap 14,4). Pois, se dela fosse cortado e separado, seria imediatamente privado do sopro da vida. […]

Para mim, aderir completamente a Ti é um bem, ó Cabeça gloriosa e bendita por todos os séculos, perante a qual até os anjos se inclinam com cobiça (1Pd 1,12). Seguir-Te-ei para onde quer que vás. Se passares pelo fogo, não me separarei de Ti, e não temerei nenhum mal, porque Tu estás comigo (Sl 22,4). Tu carregas as minhas dores e sofres por mim. Tu foste o primeiro a passar pela porta estreita do sofrimento, para abrires uma grande passagem aos membros que Te seguem. Quem nos separará do amor de Cristo? (Rm 8,35). […] Este amor é o perfume que desce da cabeça sobre a barba, que desce depois sobre a gola da veste, para a olear até ao mais pequeno fio (Sl 132,2). Na Cabeça encontra-se a plenitude da graça, e dela recebemos tudo. Na Cabeça está toda a misericórdia, na Cabeça, um excesso de perfumes espirituais, como está escrito: «Deus ungiu-Te com o óleo da alegria» (Sl 44,8). […]

E nós, o que nos pede o evangelho no início desta quaresma? «Quando jejuares, perfuma a cabeça» (Mt 6,17). Admirável condescendência! O Espírito do Senhor está sobre Ele, ungiu-O (Lc 4,18), e contudo, ao evangelizar os pobres, Ele diz-lhes: «Perfuma a cabeça.»

Neste mês de fevereiro, rezemos nas seguintes intenções do Papa:
Universal: Respeito pela criação
Para que cuidemos da criação, recebida como dom gratuito, a cultivar e proteger para as gerações futuras.
Pela Evangelização: Cristianismo na Ásia
Para que cresçam as oportunidade de diálogo e de encontro entre a fé cristã e os povos da Ásia.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.