"Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada." (Jo14,23) – http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=5008&cod_002=5
Dia 28 de novembro de 2012 – Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum
Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão na Família
Evangelho segundo S. Lucas 21,12-19:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Mas, antes de tudo, vocês serão presos e perseguir-vos; entregarão vocês às sinagogas e serão lançados na prisão; serão levados diantes de reis e governadores, por causa do meu nome.
Assim, terão ocasião de dar testemunho.
Gravem, pois, no vosso coração, que vocês não devem se preocupar com a própria defesa,
porque lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nehum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês.
E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome.
Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja
10º Sermão sobre o Salmo 118
«Não se perderá um só cabelo da vossa cabeça»
Em que é que os julgamentos de Deus são justos? No sentido em que é pelo esforço e pelas dificuldades que chegamos à recompensa do céu. Assim como, pelo julgamento dos homens, é atribuída a coroa de um prêmio aos atletas que lutam, assim também a palma da vitória é concedida pelo juízo de Deus aos cristãos que combatem (cf 1Cor 9,25). «Ao que vencer, farei que se sente Comigo no meu trono» diz o Senhor (Ap 3,21).
Tal como a prata se purifica pelo fogo, assim também a nossa vida é provada pelo fogo, a fim de que a força da nossa virtude se manifeste nos combates. […] Na verdade, fazemos alguma coisa de especial louvando a Deus no bem-estar, quando nada de desagradável nos perturba? O que é admirável é louvares o juízo de Deus no meio de dificuldades e aflições, não te revoltares nas privações, não permitires que estas te impeçam de louvar a Sua justiça. Quanto maior for a provação, maior o consolo que te está reservado. No entanto, para não caíres, quanto mais estiveres exposto às rudes dificuldades, mais deverás rezar ao Verbo de Deus para que te dê forças.
Com o Papa e a Igreja, neste mês, rezemos nas seguintes intenções:
Geral – Ministros do Evangelho
Para que os bispos, os sacerdotes e todos os ministros do Evangelho dêem um testemunho corajoso de fidelidade ao Senhor crucificado e ressuscitado.
Missionária – Igreja, luz das nações
Para que a Igreja peregrina sobre a terra resplandeça como luz das nações.