3ª feira da 2ª Semana do Advento
10 de Dezembro de 2019
Ofício do dia de semana do TAdv. Br. Sta. Joana Francisca de Chantal, Rlg. MFac. Missa pr. com 2ª Coleta: Pf do Advento I.
Cor: Roxo
Evangelho – Mt 8,12-14
Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,12-14:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12 Que vos parece?
Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde,
não deixa ele as noventa e nove nas montanhas,
para procurar aquela que se perdeu?
13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar,
ficará mais feliz com ela,
do que com as noventa e nove que não se perderam.
14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus
não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São João Damasceno (c. 675-749)
monge, teólogo, doutor da Igreja
Exposição da fé ortodoxa 1, PG 95, 417-419
«Não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos»
Foste Tu, Senhor, que me fizeste nascer de meu pai e me formaste no seio de minha mãe (Sl 138,13); foste Tu que me trouxeste à luz como criança inteiramente nua, porque as leis da nossa natureza obedecem perpetuamente às tuas ordens. A minha vida e a minha existência não se devem à vontade do homem nem a um impulso da carne (Jo 1,13), mas à bênção do Espírito Santo e à tua graça inexprimível.
Tu preparaste o meu nascimento com uma delicadeza que está para além das leis da nossa natureza. Fizeste-me nascer, adotando-me como teu filho (Gl 4,5), e inscreveste-me entre os membros de tua Igreja santa e imaculada. Foste Tu que me alimentaste com o leite espiritual, o leite das tuas palavras divinas. Foste Tu que me fortaleceste com um alimento sólido, o corpo de Jesus Cristo, nosso Deus, teu único Filho, o santo, e me inebriaste com o cálice de Deus, que é a taça do seu sangue que dá vida, e que Ele derramou para a salvação do mundo.
Tu amaste-nos, Senhor e deste o teu Filho por nós, para nossa redenção, que Ele assumiu voluntariamente e sem resistência. […] Assim, ó Cristo, meu Deus, abaixaste-Te para me carregares aos teus ombros, a mim, a ovelha perdida (Lc 15,5), e levaste-me a pastar em verdes prados; refrescaste-me nas fontes da verdadeira doutrina (Sl 22,2) por intermédio dos teus pastores, de quem Tu próprio foste pastor antes de lhes confiares o teu rebanho.
Neste mês de dezembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão a sofrer.