«Não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos» – São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja

Dia 12 de dezembro de 2017 – Terça-feira da 2a semana do Advento

Ano do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tendo se iniciado no Domingo de Cristo Rei, 26 de novembro de 2017, e estendendo-se até o Domingo de Cristo Rei de 2018. Objetivo: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

 

Evangelho segundo S. Mateus 18,12-14:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada?
E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam.
Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

 

Comentário do dia
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
Sermão 1 para o Advento, 7-8

«Não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos»

 

«Vede: é o Senhor em pessoa que vem de longe» diz o profeta (Is 30,27). Quem poderá duvidar disso? Era preciso que houvesse, no início, algo grandioso, para que a majestade de Deus se dignasse descer de tão longe para um sitio tão indigno dela. Sim, efetivamente havia aí algo grandioso: a sua grande misericórdia, a sua imensa compaixão, a sua abundante caridade. Com efeito, com que objetivo julgamos nós que Cristo veio? Encontrá-lo-emos sem dificuldade, pois as suas palavras e os seus atos revelam-nos claramente a razão da sua vinda: Ele desceu das alturas para procurar a centésima ovelha desgarrada.

Ele veio por nossa causa, para que as misericórdias do Senhor aparecessem com maior evidência, bem como as suas maravilhas a favor dos filhos dos homens (Sl 106,8). Admirável condescendência de Deus que nos procura, e grande dignidade do homem que é assim procurado! Se este quer glorificar-se, pode fazê-lo sem loucura, não que por si mesmo possa ser coisa alguma, mas porque Aquele que o criou o fez assim grande. Com efeito, todas as riquezas, toda a glória deste mundo e tudo o que se pode desejar, tudo isso é pouca coisa e mesmo nada, em comparação com esta outra glória. «Que é o homem, Senhor, para que faças caso dele e ponhas nele a tua atenção?» (Jb 7,17).

Neste mês de dezembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Pelos idosos, para que, sustentados pelas famílias e pelas comunidades cristãs, colaborem com a sua sabedoria e experiência na transmissão da fé e na educação das novas gerações.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.