Nada preferir a Cristo – Comentário de São Basílio sobre o Evangelho de hoje

 
São Basilio (cerca 330-379), monge e bispo de Cesaréia, na Cappadocia, doutor da Igreja – Regras mais amplas – Pergunta 8:
Nada preferir a Cristo
O nosso Senhor Jesus Cristo disse a todos, repetindo muitas vezes e dando muitas provas: ”Se alguém quiser me seguir, renegue a si mesmo, tome a sua cruz e cada dia me siga” (Lc 9,23); e ainda:” Quem de vós não renuncia a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo”. Parece exigir total renúncia… “Onde está o teu tesouro, diz em outro lugar, estará também o teu coração” (Mt 6,21). Portanto, se nos apegamos a bens terrenos ou a algum bem perecível, o nosso espírito permanece afundado como na lama. É então inevitável que a nossa alma seja incapaz de contemplar Deus e se torna insensível aos desejos dos esplendores do céu e dos bens a nós prometidos. Não podemos obter estes bens se não os pedimos sem cessar, com um ardente desejo que, de resto, tornará leve o esforço para consegui-los.
Renunciar a si mesmo é, pois, dissolver os vínculos que nos ligam a esta vida terrena e passageira; é libertar-se das contingências humanas para estar em grau de caminhar sobre a estrada que conduz a Deus. É libertar-se daquilo que estorva para possuir e usar os bens que são “mais preciosos do que o ouro, de muito ouro fino” (Sl 18,11). E para abreviar, renunciar a si mesmo é transferir o coração humano para a vida do céu, ao ponto de se poder dizer: ”A nossa pátria é o céu” (Fl 3,20). E, acima de tudo, é começar a se tornar semelhantes a Cristo que, de rico que era, se fez pobre por nós” (2Cor 8,9). Devemos assemelhar-nos a ele se queremos viver de acordo com o Evangelho.
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.