No Domingo, 30 de agosto de 2020, às 9h, na Catedral São Paulo Apóstolo, o pároco da mesma comunidade paroquial, Pe. Marcelo Martendal, presidiu missa de ação de graças pela passagem do dia do Catequista. Auxiliado pelo Diácono João Humberto Luciani e contando com a participação do Coral Santa Cecília, da mesma Catedral, o ato religioso, obedecendo às normas sanitárias vigentes, teve a presença da comunidade e de representantes da equipe de catequistas.
Quando o mês de agosto tem cinco domingos, como ocorreu neste ano, destaca-se assim, esse ministério constitutivo da Igreja. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB -, o quarto domingo do mês vocacional, é sempre reservado à celebração da vocação e missão dos leigos e leigas na Igreja, quando se inclui a vocação e a missão do Catequista. No entanto, merecidamente, leigas e leigos catequistas foram homenageados neste quinto Dia do Senhor de agosto.
Calcula-se que, na nossa Diocese de Blumenau, o número de catequistas ultrapasse 2 mil. Nessa mesma proporção de cálculo, no Brasil, esse número seguramente vai além de 100 mil. Quão imensa deve ser, então, nossa ação de graças a Deus que, através do seu Espírito, desperta tantos cristãos católicos para essa tão nobre tarefa na Igreja e no mundo.
Mas a ação de graças se alarga a todos e todas que, de alguma forma, participam da missão catequética, a começar pelos pais e mães em suas famílias. Afirma-se justamente que seja a família, o primeiro espaço sagrado do aprendizado da vida iluminada pela fé.
Atualizando o seu método catequético para a realidade de hoje, a Igreja pede que se faça acontecer um processo de iniciação cristã. Em outras palavras, seja um caminho com Jesus desde o ventre materno até o final da vida da pessoa. Nesse itinerário com o Senhor, não há “certificado de conclusão”. Cada dia da sua existência terrena o discípulo do Mestre aprende, cresce, progride na compreensão e principalmente na vivência da luz da fé no meio de um mundo que ainda tem tantas trevas, mortes, injustiças. Sem esquecer que o evangelizador vê em tudo isso nada mais e nada menos do que oportunidades ao seu ser e agir.
No dia do Catequista louvamos e bendizemos ao Deus Amor e Esperança pela verdadeira multidão de apóstolas e apóstolos do Evangelho presentes e atuantes em nossas comunidades, espalhadas pelas mais de 11 mil paróquias católicas do Brasil. E porque não incluirmos nesse louvor também os catequistas das outras denominações cristãs? Esse cálculo, então, vai bem mais longe, ainda que não busquemos somente a quantidade, mas principalmente a qualidade.
Conheça o portal dos Catequistas no Brasil: https://catequistasbrasil.com.br/
Texto: Pe. Raul Kestring – Com informações retiradas do Facebook do Coral Santa Cecília
Imagens: José Sírio Cadore