Na manhã de Quinta-feira Santa, 6 de abril de 2023, às 10h, teve início a Missa do Crisma, como tradicionalmente é chamada na liturgia católica. Presidida por Dom Rafael Bienaski, bispo diocesano de Blumenau, essa celebração teve a concelebração de todos os padres da Diocese e a participação dos diáconos, seminaristas, consagrados e consagradas e a comunidade.
O qualificativo “Crisma” refere-se ao óleo de oliveira ao qual o celebrante presidente mistura certa quantidade de perfume líquido, sopra sobre ele, significando a comunicação da graça do Espírito Santo e o abençoa solenemente. Tanto destaque merece esse fruto da oliveira porque servirá para ungir os novos sacerdotes, bispos e crismandos. Já no Primeiro Testamento, esse rito da unção de reis e sacerdotes era adotado para significar a sua eleição e capacitação para a missão por Deus confiada. Mas outros dois óleos também são abençoados: o óleo dos Enfermos, com o qual se unge os doentes e moribundos comunicando o perdão dos pecados, a cura do corpo e da alma da pessoa; e o óleo do Batismo, cuja finalidade é ungir os batizandos e batizandas como sinal da escolha amorosa de Deus para tornarem-se seus filhos em Jesus Cristo e incorporar-se ao seu Corpo Místico, a Igreja. Na Igreja primitiva, a unção batismal era tida também como exorcismo.
Nessa mesma celebração, viveu-se outro momento importante: a renovação das promessas sacerdotais dos padres da mesma Diocese. Logo após a homilia do bispo, os presbíteros subiram ao presbitério e, reunidos junto do bispo e por ele perguntados, proferiram novamente o “Sim” do dia da ordenação. Em seguida, cada presbítero dirigiu-se ao bispo para dar-lhe e o abraço de paz e da amizade. Nesse momento, Dom Rafael surpreendeu a todos com um pequeno e paterno presente.
Cabe ressaltar ainda o anúncio da ordenação diaconal do Seminarista Gabriel Natan, feito, não sem manifestar alegria, por Dom Rafael, para o próximo dia 30 de abril, às 15h, na Catedral São Paulo Apóstolo. O futuro diácono transitório foi também ao presbitério fazer o seu convite a toda a comunidade para se fazer presente ao solene ato religioso, expressando sua gratidão pelas orações e incentivo recebidos.
Não podia faltar nessa ocasião a solidariedade da comunidade blumenauense às famílias que perderam tragicamente seus filhos no atentado à Creche Cantinho Bom Pastor, ocorrido na manhã do dia anterior, 05 de abril. O bispo de Blumenau relatou que esteve presente no velório das crianças, levando seu consolo e encorajamento diante de tão grande dor de familiares, professores, funcionários da Creche e coleguinhas dos mortos. Disse Dom Rafael que, “mesmo perdendo a vida tão prematura e violentamente, os pequenos falecidos foram amor Deus em suas famílias, na instituição escolar. No entanto, sua morte denuncia que o amor ainda precisa vencer o ódio e a morte em nosso mundo”.
Continuando, enfim, a comemoração do dia da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, após o término da santa missa, os padres dirigiram-se ao auditória adjunto à Catedral para um almoço de confraternização. Diáconos e suas respectivas esposas, igualmente, participaram do momento de alegre e pascal convivência.
Texto e imagens: Pe. Raul Kestring