Jubileu Ordinário 2025: indicações de nosso Bispo Dom Rafael aos fiéis da Diocese de Blumenau

No dia 29 de dezembro viveremos um momento especial de graça e comunhão na Missa de Abertura do Jubileu Ordinário 2025 celebrada na Igreja Catedral São Paulo Apóstolo.

Confira a carta com as indicações de nosso Bispo Dom Rafael aos fiéis da Diocese de Blumenau.


Blumenau, 05 de novembro de 2024.

Caríssimos irmãos e irmãs, fiéis da Diocese de Blumenau, portadores da esperança em Cristo!

O Jubileu ordinário de 2025, proclamado oficialmente pelo Papa Francisco através da bula Spes non confundit (A esperança não decepciona, 09 de maio de 2024), tem como lema “Peregrinos de Esperança”. A bula contém as principais indicações e deve ser conhecida e estudada com as lideranças e mesmo com todos os fiéis. Para toda a Igreja, o jubileu iniciar-se-á com a abertura da porta santa da Basílica de São Pedro, em Roma, a 24/12/2024; e será encerrado com o fechamento da mesma porta a 06/01/2026.

Nas demais dioceses do mundo, o bispo diocesano deve abrir o ano jubilar com uma missa em sua Catedral, a 29 de dezembro de 2024, domingo, Festa da Sagrada Família de Nazaré – segundo o Ritual preparado para a ocasião. Essa missa deve ser caracterizada por uma peregrinação até a igreja Catedral, lendo trechos da bula e anunciando a indulgência jubilar. Nas dioceses o jubileu será encerrado em 28 de dezembro de 2025.

Diante das muitas indicações do Papa Francisco na bula Spes non confundit, como Bispo Diocesano de Blumenau, peço e motivo que, durante o ano santo de 2025:

  • Paróquias, pastorais e movimentos organizem uma peregrinação a pé, a um dos lugares indicados para tal finalidade, com orações e reflexões sobre o Jubileu (SCo n. 5). Sugiro para o segundo semestre de 2025; e
  • As paróquias e seus ministros possibilitem uma maior preparação e oferta aos fiéis do sacramento da Reconciliação (SCo n. 23). Sugiro planejar para o primeiro semestre de 2025, durante o tempo da quaresma. Podem ser aproveitadas datas tradicionais para favorecer as confissões: 24h para o Senhor nas comarcas (29 € 30/03/2025), condução de celebrações penitenciais com confissões individuais, segundo o Ritual; caminhada penitencial comarcal.

Gostaria que cada fiel da Diocese de Blumenau, em 2025, vivesse com espírito eclesial estes dois momentos: realizar uma peregrinação, e preparar- se e celebrar bem o sacramento da reconciliação, a confissão, em vista da indulgência jubilar. Unido ao que aqui apontamos, deve-se buscar também, como fruto da peregrinação, iniciativa de compromisso social (SCo n. 7-15). E em torno do que assinalamos será necessário e oportuno catequisar sobre as indulgências, sempre num olhar caridoso, misericordioso, comunitário e eclesial. uma

Outros indicativos pastorais: também o Jubileu

ordinário possui uma oração, composta pelo papa Francisco, que pode ser rezada nalgumas ocasiões afins. Na Liturgia, cantar o hino do Jubileu 2025: “Chama viva da minha esperança”. Nas festas marianas, tão queridas ao nosso povo, celebrar com o tema “Mãe da Esperança, Stela Maris”, como também sugerido em SCo n. 24.

É importante que estas atividades sejam organizadas levando em conta e harmonizando com o Jubileu dos 25 anos da nossa Diocese de nenhuma Blumenau, sem a desprivilegiar oportunidade que graça de Deus, tão abundantemente nos concede, ao vivermos juntos os dois jubileus – da diocese e de toda a Igreja.

Sendo um ano para animar nas pessoas a importância dos laços de fraternidade, encorajo a todos a divulgar e engajar-se ainda mais no serviço pastoral de nossas comunidades, sendo “sinais de a própria Igreja. mundo ser e para esperança” para o Na formação, poderá útil estudar toda a bula Spes non confundit, do Papa Francisco; estudar a vida e escritos de São Paulo Apóstolo, sobretudo os textos de esperança ricamente comentados pelo santo padre no mesmo documento.

Sobre os lugares de peregrinação na Diocese de Blumenau, conforme decreto desta mesma diocese, comunico que serão estes:

  • Igreja Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau;
  • Santuário Nossa Senhora Aparecida, Blumenau;
  • Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, Navegantes; e
  • Gruta Nossa Senhora de Fátima, Doutor Pedrinho.

Enfim, peço comunicar e motivar a participação de todas as paróquias da Diocese de Blumenau: MISSA DIOCESANA DE ABERTURA DO JUBILEU ORDINÁRIO 2025: 29 de dezembro, domingo, às 15h, na Igreja Catedral São Paulo Apóstolo. O início será em frente à capela do Colégio Santo Antônio Bom Jesus, seguindo a procissão até a Catedral, via rua XV de novembro.

Para esta missa, cada paróquia, em sinal de comunhão, deverá escolher e enviar a representação de uma família – casal com filhos. Ao final da missa, para cada família, como que enviando cada paróquia da diocese, eu entregarei um exemplar da bula Spes non confundit.

Concluo concedendo a benção sobre cada um de vós, a fim de nos enviar para acolher este próximo jubileu, já às portas. Sejamos encorajados com as próprias palavras do Santo Padre: “Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: <<Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor» (Sal 27, 14).” SCo n. 25.

Dom Rafael Biernaski
Bispo Diocesano de Blumenau

Leia também...