Na tarde dominical e amena de 23 de junho de 2024, às 15h, na Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau, houve a Missa de Abertura do Ano Jubilar da Diocese da Blumenau. Presidida por Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano, a celebração eucarística teve a concelebração de todos os padres da Diocese, a presença dos diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos, consagrados e consagradas, representantes de movimentos eclesiais, autoridades civis e grande números de fiéis. Todas as paróquias enviaram membros para essa importante celebração. Estima-se que mais de duas mil pessoas acorreram para a Igreja-mãe da Diocese, a fim de se somarem-se à alegria desse momento, ao redor do nosso Pastor Dom Rafael, numa inequívoca manifestação de sinodalidade e unidade eclesial.
Um novo modelo de casula e estola para os sacerdotes, conforme o perfil individual de cada um e com símbolos inspirados nos ornamentos da Catedral, foi confeccionado. Os diáconos receberam estola de mesmo estilo. Convencionou-se que esses paramentos permanecerão guardados na Catedral para serem utilizados em celebrações especiais. Os mesmos e simbólicos paramentos foram feitos também para o bispo diocesano e para os bispos que participarem do Jubileu e de outras missas solenes na Catedral. Inclusive a confecção da mitra episcopal, seguiu os mesmos critérios. Logicamente, na procissão de entrada, era notória a admiração e a alegria dos fiéis presentes na igreja, ao verem os sacerdotes e diáconos tão dignamente vestidos.
Momento significativo da santa missa foi a bênção e o acendimento do grande círio jubilar que ficará exposto na Catedral. Foi preparada uma escada apropriada, segura, para que Dom Rafael nela subisse e alcançasse o pavio da destacada vela, acendendo-a com outra vela menor acesa. Esse rico símbolo lembrará a ressurreição de Jesus Cristo, luz do mundo, que iluminará as atividades jubilares em cada paróquia, em cada comunidade, em cada família. No círio está cravado o logotipo do jubileu. Este, inspirado no logotipo do grande jubileu cristão, que coincidirá com o jubileu diocesano, foi Enriquecido de elementos simbólicos da Igreja Particular de Blumenau: as diferentes pessoas caminhando em fraternidade rumo a Cristo, a torre da Catedral, a barca, os dizeres “Diocese de Blumenau” e o número 25 em destaque.
As 41 paróquias e as 274 comunidades que formam a Diocese terão igualmente seus escolhidos símbolos: um círio menor e o quando do padroeiro São Paulo Apóstolo. Num certo momento da emocionante celebração, foram chamados os representantes de cada paróquia para receberem os sagrados objetos. Dom Rafael abençoou solenemente esses símbolos que serão levados para as paróquias. As comunidades de uma paróquia poderão e deverão também receber na sua capela a visita do círio e do quadro jubilares.
À homilia, Dom Rafael lembrou todos e todas que fizeram a caminhada diocesana nos 25 anos de evangelização na Diocese de Blumenau. Citou com grande gratidão os bispos que por aqui passaram: Dom Angélico Sândalo Bernardo, primeiro bispo diocesano; Dom José Negri, segundo bispo diocesano; Dom João Francisco Salm, Administrador Apostólico Diocesano; Dom Rafael Biernaski, terceiro bispo diocesano, ainda exercendo o seu fiel e dinâmico ministério episcopal na Diocese de Blumenau. Mas o bispo de Blumenau, na mesma homilia, não esqueceu de nenhum dos construtores dessa Igreja Particular. Os sacerdotes falecidos foram incluídos nominalmente como intenções especiais no santo sacrifício. Tantos sacerdotes que por essa terra passaram e os que exercem seu ministério atualmente foram lembrados na ação de graças do bispo, como também diáconos, religiosos e religiosas, catequistas, lideranças de pastorais, jovens, crianças, famílias, verdadeiro povo de Deus que construiu e continua construindo essa feliz história, hoje, empenhando-se diariamente sublime missão.
Atividades pastorais foram lançadas para celebrar o jubileu. Cada paróquia dedicará um dia por mês à adoração do santíssimo sacramento. Todo dia 24 do mês do Ano Jubilar, será celebrada missa alusiva a esse acontecimento, cuja coleta costumeira será destinada às despesas do jubileu. Foi elaborada uma oração para o Ano Jubilar que será rezada na adoração e missa mensal, como também em encontros pastorais, reuniões de lideranças e mesmo em família. Um pequeno folheto contendo essa oração foi distribuído em boa quantidade ao final da missa às paróquias e comunidades. Outras programações alusivas ao Jubileu, em breve serão publicadas nos meios de comunicação da nossa Diocese e nas paróquias.
Como resumo o objetivo do Jubileu, à sua profunda e provocativa homilia, Dom Rafael definiu o revigoramento do relacionamento com Deus e com os irmãos. De fato, a trindade é relacionamento em perfeito amor. Jesus veio nos ensinar o amor na terra como se vive no céu. Se a vida de fiéis e agentes de pastoral tem por fundamento esse relacionamento fraterno radicado em Deus, uma Diocese inteira será renovada, revigorada. Luminoso testemunho da palavra do Senhora: “Vós sois o sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16).
Pe. Raul Kestring – Blumenau, 24 de junho de 2024