Uma das mais emocionantes cerimônias religiosas, assim pode ser definida a Procissão da Sexta-feira Santa, dia 02 de abril, em Blumenau.
Iniciando com a Celebração da Paixão de Jesus, às 15h, seguiu-se a encenação da Morte do Senhor na Catedral São Paulo Apóstolo, preparada e realizada pelos integrantes do Movimento de Casais Lareira.
Seguindo pelas ruas centrais da cidade, a multidão rezava, ouvia leituras bíblicas, comentários, cantava hinos, fazia momentos de profundo silêncio, alusivos à comemoração litúrgica.
Impressiona, todo ano, o grande número de pessoas que vêm a esta celebração. Com certeza, é o sentimento de fé e solidariedade a grande motivação desse povo. A fé faz valorizar a sexta-feira santa, unindo-se à comunidade para celebrá-la mais convenientemente. A solidariedade, sem dúvida, refere-se, primeiro, ao sofrimento de Jesus, a grande prova de que Deus nos amou em seu Filho Salvador; naturalmente, essa solidariedade se estende a toda pessoa que sofre em seu corpo e em seu espírito. O povo brasileiro manifesta muito esse espírito de solidariedade diante de situações de calamidades e doenças. Em Blumenau, por diversas ocasiões, provou-se essa verdadeira riqueza humana e espiritual em nossa gente.
Diversos sacerdotes acompanharam todo o ritual, inclusive o Bispo Diocesano de Blumenau, Dom José Negri.
Confira as fotos, gentilmente cedidas por Jaime Batista da Silva: