Na Fieramilanocity: stands, livrarias, e exposições sobre a família. A entrada é gratuita e aberta a todos
ROMA, segunda-feira, 28 de maio de 2012 (ZENIT.org) – As famílias abrem as portas de casa e as paróquias organizam os espaços para festejar com as famílias que chegam de todas as partes do mundo: Milão está pronto para hospedar o VII Encontro Mundial das Famílias. A cidade está arregaçando as mangas, os lugares para dormir colocados à disposição entre famílias e paróquias são 47 mil e a poucos dias da chegada de Bento XVI nas paróquias trabalha-se a todo vapor para dar as boas vindas aos peregrinos.
Disse o Prefeito de Milão Giuliano Pisapia “a família é a primeira pedra da sociedade, estamos curiosos para conhecer quem hospedaremos” e Guido Podesta, presidente da Província de Milão, vê no evento "uma oportunidade para refletir sobre a família, pilar insubstituível capaz de introduzir os mais jovens na vida e nos seus valores". Até Roberto Formigoni, presidente da Região da Lombardia, saúda "com imensa gratidão e emoção," a chegada do Santo Padre.
"Milão tem se mostrado uma cidade acolhedora, e seria desejável que este acolhimento fosse estendido a todos os peregrinos que desejam visitar as nossas igrejas, especialmente as basílicas de grande interesse artístico e histórico – disse Mons. Erminio De Scalzi, presidente da Fundação Milano Famiglie 2012 – o convite é para encontrar voluntários entre os fiéis que possam garantir uma abertura contínua e preservada, também nos horários que normalmente estão fechadas, assim também desejo que o Duomo Santo Ambrósio e as igrejas dos religiosos possam assegurar um adequado serviço para as confissões dos fiéis”.
A paróquia do Redentor, na área de Loreto, acolherá 105 pessoas, 40 das quais provenientes dos Camarões e Equador. A paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Lambrate, levará mil pessoas para a Missa com o Papa. Em Turro a paróquia de São Miguel Arcanjo vai acolher dois casais da Ruanda, 18 pessoas de Madri, bem como 31 da diocese de Chieti.
Por ocasião da Family 2012, também instituições, organizações e associações criaram um rico cartaz cultural, mais de sessenta eventos entre encontros, concertos, espetáculos e workshops.
A partir de amanhã e até o 02 de junho Fieramilanocity torna-se-á então o centro nevrálgico da família. No Mico Milano Congressi será possível visitar a Feira Internacional da Família, a Livraria da família e duas amostras “Pais que geram Santos”, dedicadas aos pais de Santa Teresinha do menino Jesus, e “O mundo em casa. Um país, uma estrada. O mundo. Baranzate, laboratório de futuro", retratos fotográficos de vinte e nove famílias de muitos países ao redor do mundo e todos residentes na rua Gorizia, em Baranzate.
A entrada na Feira e na Livraria é gratuita: visitantes e congressistas poderão acessá-la pelo Portão n. 3 na rua Scarampo, a partir de amanhã, terça-feira, 29 de maio, até sexta-feira, 1 de junho, das 9h às 19h e sábado, e de junho, das 9h às 12h30. Espera-se uns 50 mil visitantes.