Pe. Lauro Nunes, pároco de Santa Inês, Indaial, SC, neste domingo, às 8h, presidiu missa transmitida pela Rádio Clube da mesma cidade. Neste Dia Nacional da Bíblia, em sua homilia, o pároco destacou a necessidade da correta compreensão e interpretação da Palavra de Deus, tanto do Antigo com do Novo Testamento, para a sua autêntica vivência .
Como exemplo, citou a morte dos inimigos, sugerida como “bênção” no Primeiro Testamento. Esse texto tem um “contexto e um pretexto”, – frisava Pe. Lauro, importantes para situar e compreender seu ensinamento de vida para os nossos dias. Não pode ser tido como motivação para, hoje, não perdoarmos, excluirmos ou até prejudicarmos pessoas que julgamos nossos opositores.
Atendo-se ao Evangelho deste Domingo, o sacerdote explicou a passagem de Marcos, capítulo 9, onde, conforme o mesmo evangelista, Jesus manda cortar a mão, o pé, o olho, se levam a pessoa a pecar. Será que, dessa forma, ele quer a mutilação de membros do nosso corpo para nos salvarmos? – perguntava. Com muita clareza e propriedade, o mesmo pároco de Indaial, respondia que Deus quer-nos sempre inteiros e cheios de vida. Jamais deseja a mutilação de algum membro do nosso corpo, sob pretexto algum. Devemos cortar, sim, o mal que fazemos com a mão: a agressão, o roubo, o gesto obsceno…; corrijamos, isto sim, os caminhos por onde andam nossos pés, feitos para o caminho do bem, da paz, do amor, da justiça…; desviemos, sim, nossos olhos da direção do acúmulo de bens materiais, das imagens pornográficas,da exploração das pessoas…, onde eles, cobiçosamente, se fixam, ao invés encherem-se da luz de Deus.
A Rádio Clube possui equipamentos de última geração em seu parque transmissor, destinados a cobrir com ótima qualidade de sinal o Médio Vale do Itajaí, atingindo mais de 40 municípios. Opera com um transmissor de 2.500 watts, preparado para o sistema digital de transmissão, com capacidade de modulação positiva de até 150%.
A transmissão da santa missa, em Indaial, vem sendo feita há muitos anos, no horário das 8h, todo Domingo.
Assim, a celebração eucarística, diretamente transmitida daquela igreja-matriz, tem possibilidade de, semanalmente, chegar a milhares de lares do nosso Vale do Itajaí.
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 27 de setembro de 2009