Um adolescente, de12 anos de idade, e a mãe, ambos com a fita do Apostolado da Oração ao pescoço, participavam também da Concentração Diocesana desse grande movimento eclesial da Diocese de Blumenau, na tarde de 27 de setembro, no Santuário de Navegantes. Alguém falou ao rapaz que teria jeito para ser padre. Sem duvidar, o menino confirmou: “Sim, eu vou ser padre!”. A mãe, em seguida, interveio dizendo que o seu filho já havia, inclusive, participado do estágio, no Seminário da Mãe de Jesus.
Dentro do Santuário não couberam todos os participantes, membros do Apostolado, presentes ao encontro anual. Eram mais de 1500 mulheres e homens, procedentes das paróquias da Diocese. Ocupavam, então, também o espaço dos corredores laterais, da ampla marquise da frente, do coro e do lado de fora da porta lateral.
Pe. Lauto Nunes, coordenador diocesano do Movimento, dirigia e animava os cantos, orações, acolhendo e valorizando a presença de todos e todas. As vermelhas bandeiras das comunidades e as bandeirinhas, com cores diversas, conforme as comarcas, nas mãos de todos os presentes à concentração, davam um tom de festa e alegria a todo o ambiente.
Pe. Alvino Boing, de Itajaí, apresentou viva palestra sobre a espiritualidade do Coração de Jesus, profundamente bíblica e eclesial. A tarde chuvosa favorecia ainda mais o silêncio e a atenção ao palestrista.
A adoração eucarística e a santa missa, presidida por Dom José Negri, Bispo Diocesano, completaram a programação do intenso e proveitoso encontro diocesano.
O adolescente vocacionado evidenciava-se como fruto de toda a vida cristã/católica que os membros do Apostolado cultivam, garantindo-a e difundindo-a nas famílias, nas comunidades, nas paróquias da Diocese. Isso faz desejar e sonhar que todos os movimentos e pastorais da Igreja, de alguma forma, sejam também canteiros vocacionais, de onde surjam os padres, as religiosas de amanhã. Nada melhor poderia ser pedido ao Sagrado Coração neste Ano Sacerdotal.
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 27 de setembro de 2009