Com 76 anos de idade, faleceu nesta quinta-feira em Addis Abeba, o Patriarca da Igreja Etiópica Ortodoxa, Abuna Paulos, bem conhecido pelo seu testemunho de pastor, promovendo a renovação da sua Igreja e empenhando-se ativamente no diálogo ecuménico e inter-religioso, assim como na proteção dos prófugos e no combate à sida.
Tanto o Conselho Ecuménico das Igrejas como a Comunidade de Santo Egídio recordam, em comunicados, o empenho a favor da paz, do defunto patriarca etíope, assim como o seu amor pela África. Patriarca desde 1992, Abuna Paulos recolheu o testemunho de uma antiga Igreja mártir, através os difíceis anos da ditadura e da guerra. Ele próprio foi perseguido pela sua fé, tendo sofrido a prisão e o exílio pela sua fidelidade ao Evangelo.
A Comunidade de Santo Egídio recorda que participava regularmente nos encontros de oração pela paz. “Foi um grande protagonista do renascimento da Igreja na Etiópia, mas também uma das mais apreciadas vozes do cristianismo africano”. Interveio também, no Vaticano, em 2009, no Sínodo dos Bispos para a África. (Rádio Vaticano, 17/08/2012)