Em certo momento do Encontro Regional, que, neste final de semana, reúne agentes pastorais da Catequese e da Liturgia de todo o Estado de Santa Catarina, em Blumenau, a assessora Ione Buist, da CNBB nacional, abordava o tema da Oração dos Salmos. Sugeria que, após a sua recitação comunitária, cada membro da assembléia congregada pudesse comunicar aos demais o versículo que mais lhe tocara. Completou, então, Dom Manoel João Francisco, Bispo de Chapecó, igualmente presente ao encontro, que a repetição não deve ser corrida, mas que se dê espaço para reflexão silenciosa, e não seja outra vez citado versículo já falado.
Assim, com a participação efetiva de todos os 80 agentes de pastoral,e mais os 10 organizadores, na Casa São José, bairro Vila Itoupava, da citada cidade, está se desenvolvendo a iniciativa do Regional Sul IV da CNBB, cujos participantes provém das 10 dioceses do Estado, distribuídos em grupos de oito por Diocese (4 Catequistas e 4 agentes de Liturgia).
Pe. Joelsio Benincá, pároco da Paróquia São João Batista, no bairro Fátima, Joinville, SC, coordenador do encontro, ressaltou que se preferiu reunir agentes da Catequese e da Liturgia pelo fato de “celebrarmos o que cremos e crermos no que celebramos, duas faces do mesmo mistério”.
Comentou também Pe. Benincá a respeito da sintonia do tema deste mesmo evento, “Domingo, dia da escuta da Palavra de Deus”, com o recente Sínodo dos Bispos e com o Ano Catequético, cujo veículo bíblico configura-se na cena de Emaús, situada exatamente no domingo pelo evangelista Lucas.
Ainda conforme o pároco que veio de Joinville, prossegue o importante encontro até amanhã, dia 20, com intensa e rica programação. O valor da Palavra de Deus, seu lugar na celebração, especialmente na Celebração Eucarística; o Ofício das Comunidades; a escuta de Deus nos Salmos; da escuta da Palavra no sábado judaico para a sua escuta no domingo cristão, eis alguns dos assuntos a serem abordados.
Sem dúvida, para os participantes desses dias de reflexão, oração, convivência fraterna, como também para suas comunidades, serão dias de enriquecimento pessoal, familiar, eclesial.
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 19 de setembro de 2009