Liberdade de expressão de cristãos ameaçada na Europa (Rádio Vaticano)

Roma (Rádio Vaticano, 09/11/2012) – A liberdade de expressão dos cristãos está em perigo em toda a Europa. É o que alertou nesta sexta-feira o Observatório da Intolerância e Discriminação contra os cristãos (OIDAC), durante a conferência internacional da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que se realizada em Viena, sobre o tema da liberdade de reunião e de associação.

Os relatórios do Observatório revelam que nos últimos seis anos, foram constatados mais de 800 casos na Europa em que a liberdade dos cristãos de expressar sua fé publicamente foi violada. "Muitos desses casos – explica o sociólogo Massimo Introvigne, chefe do Observatório da Liberdade Religiosa na Itália, patrocinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, – dizem respeito a proibições e a restrições impostas aos cristãos que desejam expressar publicamente a sua oposição ao casamento do mesmo sexo ou aborto”.

“Em particular, é muito preocupante que muitos países estão criando o assim chamado “banning mille”, que seria uma milha quadrada ao redor dos hospitais ou clínicas onde os abortos são praticados, ou salas onde celebram casamento do mesmo sexo, onde é proibido qualquer protesto ou distribuição de folhetos críticos”.

"É claro – precisa Introvigne – que quando as autoridades proíbem o manifestações anti-aborto ou contra o casamento gay que usam violência ou ameaças contra as pessoas, simplesmente estão cumprindo com o seu papel”.
No entanto, cada vez mais vem sendo proibidas também manifestações pacíficas. E neste segundo caso, se trata de violação da liberdade dos cristãos em falar sobre assuntos que para eles é fundamental e não negociáveis ".

O sociólogo conclui advertindo que também existe o risco de adotar dois pesos e duas medidas, e questiona: “Por que deveria haver uma "proibição milhas" em torno das clínicas onde se praticam abortos e não em áreas ao redor das igrejas cristãs, teatro de protestos muitas vezes vulgares e ofensivo? " (JE)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.