Na tarde de domingo, 26 de agosto, vieram os jovens representates das paróquias da Diocese de Blumenau, prontos a ouvirem os detalhes da Jornada Mundal da Juventude para a Diocese de Blumenau, como também para todo o Regionla Sul IV, que compreende o Estado de SC, de todo o Brasil e de todo o planeta. Eles e elas se sentem irmanados realmente num projeto planetário, em busca do protagonismo jovem por Deus e um mundo melhor.
Por isso, extraploaram literalmente, em número a capacidade de uma das salas, não tão pequenas, das dependências do Salão Porta Aberta, anexo à Catedral São Paulo apóstolo, em Blumenau. Quem não conseguiu entrar, através de exuberante sorriso, mostrava superação de qualquer sentimento de exclusão ou rejeição e manifestava toda paz e confiança, sabendo que, à frente de um tão desafiador projeto, está o Senhor, Deus-amor-vida. Ele pede a nossa pequena colaboração; e, em contrapartida, realiza suas grandes maravilhas. Maria, a mãe de Jesus e nossa, deve ter sorrido também por este humano-divino motivo.
No interior da sala, no entanto, reinvava toda a atenção, toda a escuta, ora a Dom José, presente durante todo o encontro, ora ao Pe. Roberto C. Cattonni, coordenador diocesano do Setor Juventude, ora ao seminarista Eduardo, âncora do mesmo serviço pastoral em Blumenau.
Da pauta da programação, por primeiro os jovens e as jovens ouviram de Dom José o Evangelho da multiplicação dos pães. Não faltou a versão em desenho animado, bem adequado ao gosto e compreensão da platéia.
Diante da proposta de um projeto como a JMJ Rio2013, exige-se, de um lado, clareza por parte de quem o explica; e, por outro lado, quem ouve deve ouvir com a máxima atenção e reponsablidade. Foi assim que Pe. Cattoni e Eduardo se dirigiram aos jovens, já lhes apresentando e entregando o material de divulgação. Inclusive o material da iniciativa "Rio que Cresce entre Nós", que visa não só arrecadar fundos para a JMJ, mas antes de tudo proporcionar aos jovens uma oportunidade de evangelização corpo a corpo; não somente virtual, como se apresenta a realidade dos nossos dias.
Eles e elas sabem que, neste empenho nas paróquias e comunidades, poderão contar com o apoio e o incentivo dos padres e demais lideranças, pois foram informados anteriormente sobre a arrojada caminhada e sobre a necessidade da sua efetiva participação; e mais do que isso: todos os que fazemos parte da Igreja do Senhor somos, por consequência, protagonistas da JMJ Rio2013.
Para mais informações, acesse o blog do Setor Juventude da Diocese de Blumenau: http://www.setorjuventudeblumenau.blogspot.com.br/
Fotos e texto: Pe. Raul Kestring