A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Edições CNBB, a Pastoral Vocacional, a Pastoral Familiar e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) preparou uma programação especial durante o mês de agosto para juntos, toda Igreja no Brasil, rezar pelo despertar das vocações.
“Amados e chamados por Deus” (Chv, 112) é o tema que inspira e faz reconhecer que cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação, como cristãos, de diferentes maneiras, na própria Igreja e na sociedade. O lema escolhido para a vivência do mês é “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5). Clique (aqui) e baixe o cartaz do Mês Vocacional 2020.
“Neste ano de 2020, a primeira verdade é que Deus nos ama, então isso está muito presente no tema e no lema. O tema “Amados e chamados por Deus” e o lema inspirado em Isaías “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”, é uma citação bíblica que consta no documento do Papa, na Exortação Apostólica Christus Vivit, então a primeira verdade é que Deus nos ama e que nunca deveremos duvidar disso, apesar de que possa nos acontecer na vida momentos difíceis. Em qualquer circunstância somos amados infinitamente, então o mês vocacional quer de algum modo enfatizar esta vocação: fomos chamados a amar, porque fomos antes de tudo amados”, afirma dom José Alburquerque, bispo referencial da Pastoral Vocacional.
Programação
A programação do mês é variada e conta com a realização de lives em parceria com a Editora da CNBB, a Edições CNBB, e também com a oração do terço vocacional que será transmitido, ao vivo, às quartas-feiras, pelas emissoras de inspiração católica. Todas as lives poderão ser acompanhados nas redes sociais da Conferência (@cnbbnacional) e da Edições CNBB (@edicoescnbb). O terço também poderá ser acompanhado pelas redes da CNBB.
1º Semana
A primeira semana do mês, de 2 a 8 de agosto, é dedicada às vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).
Na ocasião, no dia 03 de agosto, às 15h, haverá uma live em parceria com a Editora da CNBB, a Edições CNBB, com o tema “Amados e chamados por Deus”. A iniciativa buscará abordar a importância do Mês Vocacional, e contará com a participação de dom José Albuquerque de Araújo, padre José Alir Moreira e padre Juarez Albino Destro.
Já no dia 05 de agosto, às 15h30, haverá o terço vocacional dedicado às vocações dos diáconos, presbíteros e bispos. A iniciativa será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida e demais emissoras católicas.
2ª Semana
A segunda semana do mês de agosto, de 9 a 15, é dedicada à vocação do pai, mãe e filhos e a viver em família. Para esta ocasião, há a Celebração da Semana Nacional da Família, com subsídios específicos, organizada pela Pastoral Familiar.
No dia 10 de agosto, às 15h, haverá uma live em parceria com a Edições CNBB sobre a “Vocação matrimonial e do diácono permanente”, com a participação do dom João Francisco Salm, diácono Francisco Salvador Pontes Filho e padre João Candido da Silva Neto.
Já no dia 12 de agosto, às 15h30, o terço vocacional será em prol das famílias e poderá ser acompanhado, ao vivo, pela TV Horizonte e emissoras católicas.
3ª Semana
A terceira semana do mês, de 16 a 22, é dedicada à vocação das pessoas de vida consagrada, os que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Este ano, pela primeira vez, será realizada a Semana Nacional da Vida Consagrada motivada pela Conferência dos Religiosos do Brasil. A programação pode ser acessada no site oficial da CRB (clique aqui).
No dia 17 de agosto, às 15h, haverá a live em parceria com a Edições CNBB, com o tema “Vocação e Institutos Seculares”, com a participação de dom João Inácio Müller, Aparecida de Guadalupe Cafaro, padre Juarez Albino Destro.
E no dia 19 de agosto, às 15h30, o terço vocacional é dedicado à vocação à vida consagrada e será transmitido, ao vivo, pela TV Evangelizar e demais emissoras católicas.
4ª semana
A quarta e última semana, de 23 a 29, é dedicada à vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade.
Por isso, no dia 24 de agosto, às 15h, será realizada uma live em parceria com a Edições CNBB sobre o tema da vocação dos cristãos leigos e leigas e a paróquia vocacional, com dom João Francisco Salm, Sônia Gomes de Oliveira, padre João Cândido da Silva Neto.
No dia 26 de agosto, às 15h30, o terço é dedicado à vocação dos cristãos leigos e leigas e será transmitido, ao vivo, pela TV Pai Eterno e emissoras católicas.
E no dia 31 de agosto, às 15h, a live em parceria com a Edições CNBB será sobre a vocação sacerdotal, com a participação de dom André Vital Félix da Silva, padre José Adelson da Silva Rodrigues e padre João Cândido da Silva Neto.