Roma — No contexto do Jubileu da Vida Consagrada, celebrado entre os dias 8 e 9 de outubro de 2025, a Diocese de Blumenau foi representada por Helena Paludo, Moderadora do Instituto de Vida Consagrada Secular Franciscano Seara, de Gaspar (SC).
O evento reuniu milhares de consagrados e consagradas de diversas realidades espirituais, institutos e formas de vida consagrada, vindos de mais de cem países. Promovido pelo Vaticano por meio dos Dicastérios para a Evangelização e para os Institutos de Vida Consagrada, o Jubileu teve início com uma peregrinação pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, símbolo da conversão e da comunhão com a Igreja-Mãe.
Momento de renovação e comunhão consagrada
O encontro teve como objetivo celebrar a vocação consagrada, reafirmar o compromisso com o Evangelho e incentivar uma vivência cada vez mais sinodal das diversas formas de consagração.
No encontro com os consagrados, o Papa Leão XIV dirigiu aos consagrados uma profunda mensagem de esperança e compromisso eclesial:
“De tudo isso, a Igreja lhes pede hoje que sejam testemunhas especiais nas várias dimensões de sua vida, em primeiro lugar caminhando em comunhão com toda a grande família de Deus, sentindo-a como Mãe e Mestra, compartilhando a alegria de sua vocação e também, onde necessário, superando divisões, perdoando injustiças sofridas, pedindo perdão pelos fechamentos ditados pela autorreferencialidade. Trabalhem para se tornar, dia após dia, sempre mais ‘especialistas de sinodalidade’, para serem profetas a serviço do povo de Deus.”
Essa exortação reforça o papel singular dos consagrados como testemunhas da comunhão e profetas da esperança, chamados a viver com autenticidade, simplicidade e serviço as exigências do Evangelho.
O Santo Padre também recordou que a vida consagrada deve continuar sendo um sinal visível da ternura e da presença de Deus no mundo, um chamado constante à fraternidade e à misericórdia, inspirando toda a Igreja a caminhar em unidade e missão.

