O dia de ontem foi de comoção na Vila da Paz, zona Sul de Teresina. Morreu aos 82 anos, vítima de câncer nos ossos, Padre Pedro Balzi, pároco da comunidade. O sacerdote estava internado há mais de um mês para conter dores musculares decorrentes da doença. Há 15 dias uma UTI foi montada na sua casa, que ficava na igreja matriz da Vila da Paz, local em que o padre passou seus últimos momentos.
A notícia da morte do padre Pedro Balzi fez com que as ativi-dades na Fundação Nossa Senhora da Paz fossem canceladas e, na manhã de ontem, pais e alunos da instituição choravam diante da grande perda para a comunidade. O cenário era de muita tristeza para quem acompanhou o crescimento e desenvolvimento da comunidade que teve o padre como protagonista principal.
Para Renato Vieira, secretário da Fundação Nossa Senhora da Paz, com o falecimento, a comunidade da Vila da Paz não perde somente um padre, mas um amigo e pai. "Era isso que ele era para todos nós, um pai, um amigo. Nos dois últimos anos, estive trabalhando bem próximo a ele e então o momento é muito difícil para mim", declarou emocionado Renato.
A presidente da Fundação, Antonia Rodrigues do Nascimento, carinhosamente conhecida na comunidade por "Toinha", estava muito abalada com a morte do padre e amigo. Considerada o braço direito de Padre Pedro Balzi, foi ela quem acompanhou os últimos momentos do sacerdote enquanto esteve internado em casa. Bastante emocionada, ela foi amparada pelos amigos. "Fiz a oração que ele mais gostava", disse ela.
Para o padre Leonildo Cam-pelo, que desde o dia 25 de agos to assumiu o posto de vigário na comunidade, a igreja perde um de seus grandes sacerdotes. "É um momento de muita tristeza para toda a Igreja Católica", disse. Ele não sabe ainda se irá ficar em definitivo, mas caso a indicação aconteça, sabe que terá muita responsabilidade pela frente. "Será uma responsabilidade tamanha. O padre Pedro Balzi está deixando uma estrutura grandiosa que atende inúmeras comunidades e milhares de pessoas", disse ainda o padre Leonildo Campelo.
"A Arquidiocese de Teresi-na sofre com a morte do padre Pedro Balzi, que era uma referência. Uma pessoa bondosa, especial e que mantinha um zelo com as pessoas mais carentes. A obra que ele fez por aqui é bastante clara e foram anos de dedicação pela comunidade da Vila da Paz", disse o monsenhor Tony Batista.
O velório do padre Pedro Balzi, está sendo realizado na igreja matriz da Vila da Paz e o sepultamento está marcado para às 17h, de hoje, no Cemitério São Judas Tadeu, no bairro São Cristovão, local onde há outros sacerdotes sepultados.
Padre Pedro é fundador da Vila da Paz, comunidade carente da zona Sul de Teresina, onde desenvolveu diversos projetos sociais, tirando crianças e jovens carentes da criminalidade, comum na região. Ele vivia em Teresina há 23 anos. A Paróquia de Nossa Senhora da Paz foi criada no dia 10 de setembro de 1988.
Diário do Povo – PI
06/10/2009 06:38h