Pe. Raul Kestring
Esta é a nossa centésima edição Lembro-me bem daquela reunião, no mês de julho, do ano jubilar 2000, na residência de Dom Angélico, para tratarmos do projeto do nosso jornal diocesano. Em junho, dia 21, ocorrera a solene instalação da Diocese e o início do ministério do nosso primeiro e inesquecível Bispo. Um mês depois, já conversávamos sobre o jornal.
Dom Angélico exercera a profissão de jornalista. Ninguém como ele sentia a exigência de um instrumento de comunicação escrito para informar, orientar, formar as lideranças das comunidades, o povo, na articulação da caminhada eclesial.
Éramos três os padres convidados pelo então nosso Bispo para tratarmos do importante assunto: Pe. Antonio Francisco Bohn, Pe. Idonizete Krüger e este articulista. Depois, foi constituída uma equipe maior, inclusive com religiosas e leigos, dispostos a colaborar decididamente, sob a orientação e animação de Dom Angélico.
Em outubro do ano 2000, editou- se o primeiro número. De 30 mil exemplares foi a tiragem. Não demorou muito, passamos para 36 mil. E assim permanece até hoje.
Nesses 9 anos de história, não só a tiragem permaneceu. Também a pontualidade do jornal não teve descuido. Não sei quantos periódicos mensais, como é o nosso, ao atingirem a centésima edição, podem dizer: “Não atrasamos uma edição sequer!”
Diz a Palavra de Jesus:”Sem mim, nada podeis fazer”(Jo 15,5). Então, realmente a sua graça nos acompanhou para termos chegado até aqui. São Maximiliano Maria Kolbe, apaixonado pela evangelização através da imprensa escrita e devoto da Imaculada, repetia:”Foi ela quem tudo fez”. O mesmo podemos dizer nós, responsáveis pelo nosso jornal diocesano. Inclusive, tantos colaboradores e colaboradoras, ainda hoje, quem os desperta e encoraja, sem dúvida, é a graça divina que nos vem por Maria, a Mãe de Jesus e nossa.
Que ela, Rainha dos Apóstolos, e nosso querido Padroeiro Diocesano, São Paulo Apóstolo, continuem dispensando-nos as condições necessárias para que possamos continuar evangelizando com o nosso Jornal da Diocese de Blumenau.