Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz, a 27 Outubro, em Assis, com o Papa

Basílica de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, Itália

05/04/2011 14.56.08

No vigésimo quinto aniversário do histórico Encontro mundial de líderes religiosos, a favor da paz promovido por João Paulo II, em Outubro de 1986, em Assis, a 27 de Outubro próximo Bento XVI deslocar-se-á àquela cidade italiana ligada à memória de São Francisco para presidir ao que foi designado como uma “Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e pela justiça no mundo”. O programa desta iniciativa foi apresentada nestes dias, em conferência de imprensa, no Vaticano.

A Jornada terá como tema “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz”. Como explica o comunicado oficial, “Cada ser humano é, no fundo, um peregrino em busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre em caminho em direcção a Deus: daqui nasce a possibilidade, mais ainda – a necessidade, de falar e dialogar com todos, crentes e não crentes, sem renunciar à sua própria identidade nem condescender com formas de sincretismo. Na medida em que a peregrinação da verdade se viver autenticamente, abre-se o diálogo com o outro, sem excluir quem quer que seja, e todos se empenham em ser construtores de fraternidade e de paz. São estes os elementos que o Santo Padre deseja colocar no centro da reflexão”:

Para este encontro de Assis, a 27 de Outubro próximo, serão convidados a partilhar o caminho dos representantes das comunidades cristãs e das principais tradições religiosas, também algumas personalidades do mundo da cultura e da ciência que, embora sem se professarem religiosos, se sentem contudo no caminho da busca da verdade e advertem a responsabilidade comum a bem da causa da justiça e da paz neste nosso mundo.

A imagem da peregrinação resume pois o sentido do acontecimento que se vai celebrar: far-se-á memória das etapas percorridas, do primeiro encontro de Assis, e do que se lhe seguiu em 2002. Ao mesmo tempo, dirigir-se-á o olhar para o futuro, com o propósito de, com todos os homens e mulheres de boa vontade, continuar a caminhar pela via do diálogo e da fraternidade, no contexto de um mundo em rápida transformação. São Francisco, pobre e humilde, acolherá de novo todos na sua cidade, que se tornou símbolo de fraternidade e de paz.

As delegações partirão de Roma, de comboio, no próprio dia 27. de manhã, juntamente com o Santo Padre. Ao chegar a Assis, deslocar-se-ão à basílica de Santa Maria dos Anjos, onde terá lugar um momento comemorativo dos encontros de 1986 e de 2002, com um aprofundamento do tema da Jornada. Intervirão expoentes de algumas das delegações presentes. Também o Santo Padre tomará a palavra.

Seguir-se-á uma refeição frugal, sob o signo da sobriedade, recordando o clima de fraternidade e a comparticipação nos sofrimentos de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz. Haverá depois um tempo de silêncio, deixando a cada um a ocasião de reflectir e rezar.
De tarde, todos os presentes em Assis participarão num cortejo a caminho da basílica de São Francisco, em espírito de peregrinação. Na parte final do percurso, integrar-se-ão também as delegações convidadas para esta Jornada. Deseja-se assim simbolizar o caminho de cada ser humano na busca assídua da verdade e na construção concreta da justiça e da paz. Terá lugar em silêncio, dando tempo para a oração e reflexão pessoal. Á sombra da basílica de São Francisco, onde se concluíram os encontros precedentes, terá lugar o momento final da jornada, com a renovação solene do empenho comum a favor da paz, da parte de todos os participantes.

Em Roma, na véspera, ao fim da tarde, Bento XVI presidirá, na basílica de São Pedro, a uma vigília de oração. As Igrejas particulares e as comunidades de todo o mundo são convidadas a organizarem momentos de oração semelhantes.

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.